A Redação
Goiânia - O goianiense conta com quatro opções de pagamento para o IPTU 2025. As modalidades disponibilizadas pela prefeitura são:
- Pagamento à vista, com 10% de desconto
- Parcelamento em até 11 vezes, sem desconto, por meio da guia emitida pelo município
- Parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto
- Pagamento via PIX, por meio do QR Code impresso na guia
O secretário da fazenda, Valdivino de Oliveira, lembra que o contribuinte tem até o dia 20 de fevereiro para realizar o pagamento da cota única. “É um desconto considerável. Se o cidadão traduzir em juros, é 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, explica. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotérica ou por meio do internet banking.
O titular da Fazenda destaca ainda a importância do pagamento do imposto, já que a Constituição Federal determina que 25% da arrecadação do IPTU seja aplicada na educação, destinada a Cmeis e creches, além de 15% na saúde para manter UPAs e atendimentos da rede pública em Goiânia. Os recursos restantes, 60%, são destinados a despesas de infraestrutura e manutenção da cidade, incluindo coleta de lixo, operação do Aterro Sanitário, tapa-buracos, sinalização viária e manutenção de bocas de lobo. "Todo esse montante é aplicado conforme o que está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina as despesas com cada serviço público", destaca o secretário.