Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Reunião da gestão com os docentes da UFG (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia lançou um projeto com o objetivo de desenvolver e estimular políticas públicas direcionadas ao envelhecimento saudável e à proteção das pessoas idosas tratadas em seus domicílios ou institucionalizadas (internadas ou que passam períodos em instituições de assistência). É o “Fim de Vida e Cuidados Paliativos em Saúde”, trabalho integrado que foi apresentado em reunião no último dia 24 de janeiro, com o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.
Na ocasião, o secretário afirmou que o projeto é “de suma importância por tratar do envelhecimento com dignidade e sobre os cuidados necessários no fim da vida humana. As pessoas têm vivido mais, porém, isso não significa que estão vivendo bem ou que estejam sendo acolhidas e protegidas”.
A iniciativa é uma parceria da Saúde Municipal com o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP-UFG) e visa promover o envelhecimento saudável e a assistência rotineira e hospitalar adequada.
A professora titular no Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, doutora Marta Rovery de Souza, coordenadora do projeto, destacou que a inciativa visa, através de informações, estudos e pesquisas, feitas em unidades de saúde, na população e em instituições de longa permanência (ILPs), criar um banco de dados para definir uma espécie de “cardápio” amplo de cuidados adequados para os idosos em Aparecida. “Nosso enfoque é na pessoa, e não na doença”, afirmou.