Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MEIO AMBIENTE

Goiânia terá dez novos pontos para descarte de resíduos inorgânicos

Reunião discutiu ampliação de ecopontos | 06.02.25 - 20:29 Goiânia terá dez novos pontos para descarte de resíduos inorgânicos Reunião entre Amma, Seplan AR e Limpa Gyn define dez novos endereços para descarte provisório de resíduos inorgânicos em Goiânia (foto: divulgação)

A Redação

Goiânia
- A Prefeitura de Goiânia está preparando dez novos locais para o descarte provisório de resíduos inorgânicos, que serão anunciados na próxima semana. Além disso, a administração municipal avalia novas áreas para a instalação de ecopontos definitivos, ampliando os cinco já existentes. O tema foi discutido em reunião nesta quinta-feira (6/2) em reunião com a participação da presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Ana Carolina de Souza Almeida, e de representantes da Agência de Regulação de Goiânia (AR) e do consórcio LimpaGyn. 
 
A ampliação dos locais para descarte adequado de materiais é uma determinação do prefeito Sandro Mabel. A limpeza de vias, parques, áreas públicas e de toda a rede de drenagem da capital é uma das prioridades dos primeiros 100 dias de governo. Na reunião de hoje foram definidos os dez endereços para o descarte provisório. A presidente da Amma, Zilma Peixoto, explica que esses locais já vêm sendo usados indevidamente pela população. “Colocaremos caçambas em cada um deles para minimizar o dano ambiental e a LimpaGyn fará o recolhimento periódico do material”, esclareceu Zilma.
 
Já em relação aos novos ecopontos e pátios de transferência definitivos, algumas áreas com possibilidade de receber essa destinação foram apontadas na reunião. O levantamento está sendo feito com base no maior volume de descarte irregular, facilidade de acesso para a população, viabilidade logística, distribuição pela cidade e menor impacto ambiental. A lista será enviada para a Seplan até a próxima segunda-feira (10/1), e a pasta analisará se as áreas são públicas ou privadas, e se há a possibilidade de destiná-las definitivamente para este fim.  
 
“Os locais definitivos terão toda a infraestrutura do ecoponto, com calçamento adequado e área para manobra dos caminhões”, explicou. Já os provisórios serão usados até que a implementação dos novos ecopontos atenda a demanda da cidade. “Entendemos a urgência da situação e quisemos dar uma solução rápida para a população, mas precisamos da colaboração de todos para termos uma cidade mais limpa” incentivou Zilma. 
 
Descarte de resíduos
O descarte de resíduos em lugares não destinados para esse fim é crime ambiental punido com multa a partir de R$ 5 mil. Além disso, quem é pego cometendo a infração tem o equipamento   utilizado apreendido. Em janeiro, a Amma apreendeu 4 veículos, além de ter emitido 42 notificações e 40 autos de infração por entulhamento em locais proibidos.

Leia mais:
Desmatamento no Cerrado caiu 33% em 2024, mas ainda é elevado

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351