Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Objetivo é unificar banco de dados | 06.02.25 - 12:50
O presidente do Detran, Delegado Waldir, ao centro (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou na terça-feira (5/2) uma reunião multisetorial com a participação de representantes de quase 30 instituições. O encontro teve como objetivo principal unir esforços para integrar e qualificar o banco de dados estatísticos sobre acidentes de trânsito no Estado.
Durante a reunião, os participantes enfatizaram a necessidade de melhorar a coleta e a análise dos dados relacionados a acidentes. Essa integração permitirá a identificação de fatores de risco e a elaboração de planos de intervenção para mitigar os riscos, prevenir acidentes e preservar vidas.
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a precisão dos dados é fundamental para a eficácia das ações de combate à violência no trânsito. “Precisamos de dados precisos para sermos mais eficientes no combate à violência no trânsito”, ressaltou.
A iniciativa busca não apenas consolidar dados seguros, mas também garantir a transparência das informações relacionadas ao trânsito em Goiás. A partir de dados confiáveis, será possível traçar um diagnóstico detalhado sobre a dinâmica dos acidentes no Estado e implementar estratégias mais eficazes para reduzi-los.
Entre as diretrizes discutidas estão a criação de metodologias padronizadas para a coleta de dados, a definição de indicadores de risco e a promoção de campanhas educativas baseadas em dados científicos. A integração das informações será essencial para a formulação de políticas públicas eficientes.
Segundo a professora do curso de Engenharia de Trânsito, Poliana Leite, que está à frente do projeto, a UFG tem buscado envolver a sociedade nas iniciativas de extensão e pesquisa. “Com a parceria com o Detran-GO queremos unificar os dados sobre sinistros de trânsito em Goiás pois atualmente as bases não são padronizadas, o que gera estatísticas diferentes e problemas de subregistro. Ao unificarmos os dados teremos condições de desenvolver políticas públicas mais assertivas e reduzir a mortalidade no trânsito”, enfatiza a acadêmica.
A reunião contou com a presença de representantes de órgãos de gestão, fiscalização e monitoramento do trânsito, além de membros das forças de segurança, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e profissionais da imprensa. Leia mais Polícia apura esquema de corrupção para regularizar veículos no Detran-GO