Andressa Bueno
Goiânia - Foi empossada na manhã deste sábado (1º/2) a Mesa Diretora para o 2º biênio da 20ª Legislatura em Goiás. A solenidade contou com a presença de lideranças políticas, como o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela. Reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa por mais dois anos, Bruno Peixoto afirmou que, a partir desta data, o foco será consolidar Goiás como o estado com a melhor qualidade de vida do país.
Durante seu discurso, Peixoto fez um balanço de sua gestão à frente da Casa. "Me orgulho de ter sido o presidente que cortou despesas e gerou economia significativa. Começamos com o cafezinho, que era servido em máquinas alugadas. Cortamos o aluguel e adquirimos as máquinas", afirmou. Ele também destacou a economia de aproximadamente R$ 400 milhões com a aquisição de veículos para que os deputados estaduais pudessem visitar os municípios goianos.
O presidente da Alego ressaltou ainda a implementação do ponto eletrônico facial no Legislativo. "Tenho orgulho de ter instituído o ponto eletrônico facial. Sei que me apelidaram nos corredores de 'Caça-Fantasmas'. Não me importo, mas mostrei que não tenho medo de assombração e que aqui na Assembleia não haverá essas ilusões que custam caro ao contribuinte", afirmou.
Por fim, Peixoto celebrou o recorde de produtividade da Alego em 2024, destacando que 100% das matérias enviadas pelo Governo foram aprovadas pelo plenário.
Ronaldo Caiado, Bruno Peixoto e Daniel Vilela (Foto: reprodução)
Responsabilidade fiscal
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez um alerta sobre a importância da responsabilidade fiscal a deputados e prefeitos. Ele ressaltou que o estado ocupa atualmente a primeira posição em grau de liquidez no país, com a proporção entre dívida líquida e recursos em caixa zerada.
Caiado também destacou outros aspectos da gestão financeira de Goiás: "Nenhum empréstimo foi contraído no meu governo. E hoje estamos caminhando para ter a menor proporção de dívida em relação ao PIB. Isso se chama gestão e responsabilidade fiscal. Representa meu respeito e compromisso com o povo goiano. Esse resultado será continuado e ampliado no governo de Daniel Vilela."
Aos prefeitos e prefeitas, o governador fez um alerta: "Concentrem cada decisão em suas mãos, pois a queda do Fundo de Participação dos Municípios, diante do cenário que se avizinha, é preocupante. É o momento de ter muita responsabilidade. Contenham gastos, cortem na carne, para que não sejam surpreendidos amanhã com uma queda brusca do FPM, inviabilizando a administração de muitos que dependem desses repasses."
Na cerimônia foram empossados os seguintes deputados estaduais para a Mesa Diretora:
Presidente: Bruno Peixoto (UB);
1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB);
2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos);
3º vice-presidente: Bia de Lima (PT);
Primeiro vice-presidente corregedor: Julio Pina (Solidariedade);
Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olimpio (MDB);
Primeiro-secretário: Coronel Adailton (Solidariedade);
Segundo-secretário: Wilde Cambão (PSD);
Terceiro-secretário: Amauri Ribeiro (UB);
Quarto-secretário: Cairo Salim (PSD);