A Redação
Goiânia - O crescimento das criptomoedas tem sido fulminante nos últimos anos. A sua consolidação deve-se maioritariamente por ativos digitais populares como Bitcoin e Ethereum. Contudo, nos últimos anos este setor tem sentido uma nova realidade de criptoativo: as meme coins.
Conhece este termo? As Meme coins ou MEM, embora vistas muitas vezes como uma piada ou uma tendência passageira, a realidade é que estas moedas têm chamado a atenção de investidores, entusiastas e até celebridades. De seguida, entenda o que envolvem este tipo de moedas e ainda quais as que tornaram este mercado tão interessante.
O que são e como funcionam as Meme Coins?
As criptomoedas meme apresentam exatamente o que seu nome indica - inspiradas em memes da internet, cultura pop ou eventos virais, estas normalmente ccomeçam como uma brincadeira, mas rapidamente se tornam um fenômeno financeiro, impulsionadas pela comunidade online, pelo hype das redes sociais e, em alguns casos, por personalidades influentes, como vai poder ler mais em baixo.
Se procura saber como estas funcionam, a realidade é que funcionam como qualquer outra criptomoeda. Elas são baseadas em tecnologia de blockchain, o que garante descentralização, transparência e segurança. Para usá-las é necessário pesquisar sobre o assunto: por exemplo, no caso da nova moeda o Trump, é necessário analisar
preço da moeda trump antes de investir.
O primeiro passo para o sucesso das Meme Coins
Já ouviu falar de Dodgecoin? Criado em 2013 como uma paródia ao Bitcoin. De certeza que já deve ter visto, pelo menos, a inspiração desta moeda. O seu logotipo apresenta o cachorro da raça Shiba Inu, popularizado por um meme da época. Bem, a verdade é que apesar de sua origem humorística, o Dogecoin ganhou bastante relevância. É verdade! Desde essa altura, é usada em transações e recebendo apoio público de figuras que frequentemente referem a moeda nas suas redes sociais. O crescimento do Dogecoin aumentou significativamente o interesse nestas criptomoedas meme. Ainda, e apesar da
morte de Kabosu, a inspiração para a criação desta moeda, a mesma continua sendo extremamente viral e impactante neste mercado - todos continuarão lembrando-se desta figura.
A seguir os passos da Dogecoin, a recém-lançada moeda meme Dogcoin (DCOIN) registrou uma impressionante valorização de 581% em apenas 24 horas, despontando como uma possível concorrente do atual líder entre as moedas memes, o Dogecoin (DOGE). O volume de negociações da DCOIN mais que dobrou, alcançando a marca de US$ 10 milhões em apenas um dia. Esse crescimento acelerado reflete o aumento do interesse e da especulação em torno do token.
Por que se tornam tão populares estas moedas
O caso das moedas acima mencionadas são apenas dois exemplos dentro desse mercado. O fato de estarem sendo mencionadas com frequência tem seu impacto, que pode ser explicado por vários motivos. Ora, vamos lá tentar perceber: as
meme coins aproveitam o comportamento coletivo da internet, um espaço conhecido pelas tendências que surgem e desaparecem rápido. Com a possibilidade de criatividade, o humor e a estética simples dessas moedas atraem usuários mais jovens e familiarizados com a tecnologia. Estes sabem sobre a volatilidade e o surgimento dessas moedas - como já se viu nos exemplos populares da DOGE e, agora, DCOIN.
As redes sociais também são importantíssimas para esta popularidade crescente. É o caso de plataformas como Twitter, Reddit, TikTok e Discord que ajudam a espalhar e valorizar as meme coins. Grupos influentes no mercado de ações também acabam por ter impacto no sucesso de moedas como Dogecoin. Além das redes sociais, o apoio de celebridades é um dos grandes impulsionadores do sucesso de várias meme coins - por exemplo,
Elon Musk e a dogecoin.
Um outro ponto valioso nesse assunto são os baixos preços destas moedas, o que faz com que os novos investidores procurem comprar grandes quantidades porque indica pouco investimento financeiro. Para além disso, as cripto memes também são destaque por um valor comum: a sensação de pertença. As pessoas ao investir nessas moedas sentem-se parte de uma comunidade maior.
Descubra se existe risco e o que poderá reservar o futuro
Apesar de sua rapidez de lucro, é necessário ter atenção para os riscos que estas podem ter. A verdade é que, como qualquer outro criptoativo, o valor fixado destas meme coins pode oscilar bastante em um curto período de tempo - e, surpreenda-se, mas não há motivos que expliquem esse fonônemo.
Para além disso, sendo diferente de projetos como Bitcoin e Ethereum, estas moedas não apresentam um propósito claro e distinto. Isto pode parecer algo inofensivo, tendo em conta a base de formação deste tipo de moedas. Mas a verdade é que sem um fundo forte e claro, estas moedas são mais propícias à fragilidade, especialmente quando a atenção para elas diminui. Um risco que também é necessário referir para seu conhecimento é que a popularidade das meme coins está reversamente relacionada com a atração de golpistas, nomeadamente do famoso golpe "rug pull". Este projeto envolve meme coins fraudalente com, por exemplo, a criação de moedas falsas e promessas de retorno, levando aos golpistas a fugir com o dinheiro dos investidores.
Na realidade, casos populares como a Dodcoin vão continuar surgindo todos os dias. Provavelmente, sem o mesmo sucesso, mas isso já seria pedir de mais. Contudo, estas meme coins vão continuar a existir e existe uma razão única e clara para isso: elas refletem a cultura digital moderna, envolvendo o humor e o engajamento comunitário com a tecnologia blockchain. Estas são uma forma leve de viver um assunto considerado por muitos sério. E, apesar de serem engraçadas, não pedem menos atenção no momento de investir.