Andressa Bueno
Goiânia - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) disponibilizou mapas com informações atualizadas sobre a realidade dos resíduos sólidos nos municípios do Estado de Goiás. Em cada um dos 7 mapas, que podem ser acessados no Sistema de Informações Geográficas Ambientais de Goiás (Siga), o estágio de regularização dos lixões de cada cidade pode ser identificado por cores.
Os municípios em verde escuro estão em "processo de regularização", em que devem apresentar a documentação sobre seus estudos ambientais que avaliam as condições do lixão e propor medidas de recuperação da área. Além disso, essas cidades devem fazer a implementação da coleta seletiva e a adesão da atuação de coorporativas, destinando os resíduos sólidos para locais ambientalmente corretos.
Já em verde claro são os municípios classificados como "isentos" que ou apresentam um Termo de Compomisso Ambiental, ou têm autodeclaração de um sistema correto de gestão de resíduos. Essa gestão completa engloba desde a coleta seletiva e a organização de cooperativas de catadores até a destinação dinal dos resíduos sanitários licenciados. Essas cidades já deram uma solução ambientalmente adequada para a área dos lixões.
Por sua vez, os municípios em rosa estão irregulares, o que significa que não apresentam nenhum documento de compromisso ambiental e ainda não dispõem de medidas para a regularização de seus lixões.
Confira qual a classificação da sua cidade no site.
Lixão Zero
O encerramento dos lixões apresenta diversos benefícios para a população e para o meio ambiente, como a redução da poluição do ar e da água, a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos recursos naturais.
O programa Lixão Zero, que se desenvolve no estado de Goiás, mostra quais municípios estão em fase de regularização e quais ainda não procuraram a Semad para dar início ao processo. O objetivo é ajudar as cidades a encerrarem os seus lixões e fazer o descarte ambientalmente adequado de resíduos. Segundo o último relatório do programa, publicado em dezembro, 79,3% dos municípios de Goiás já estão regulares ou em fase de regularização.