Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Iniciativa teve suporte do Governo de Goiás | 27.01.25 - 11:35
Synkar e equipe (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – A inovação goiana ganhou destaque nacional com a presença do carro autônomo da Synkar durante uma ação de marketing do Ifood no programa Big Brother Brasil, exibido na última terça-feira (21/1). O robô delivery foi apresentado pelo ex-participante Gil do Vigor, surpreendendo os confinados da casa mais vigiada do país.
A Synkar desenvolveu o carro em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2019 com um investimento inicial de R$ 12 milhões do governo estadual, e que já captou mais de R$ 200 milhões em investimentos desde então, consolidando-se como centro de referência em tecnologia e inteligência artificial no Brasil e na América Latina.
“Ver uma tecnologia desenvolvida em solo goiano brilhando em um programa nacional é motivo de orgulho. Isso prova a assertividade da política pública promovida pelo governo estadual com os centros de excelência e as outras políticas públicas que estão sendo realizadas desde então”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Pioneirismo
A Synkar é pioneira em robótica autônoma na América Latina, oferecendo soluções inovadoras para otimizar a logística comercial. Integrando robótica, inteligência artificial e inovação à sustentabilidade, já que os robôs autônomos não emitem poluentes, a empresa já está presente em São Paulo, no Canadá e na Irlanda.
CEO da Synkar Autonomous, Lucas Assis explica que esse é o primeiro carro autônomo para entrega de produtos alimentícios em espaço comercial e disponível ao público final. “Nossa missão é integrar robótica, IA e inovação à logística do cotidiano. Por isso, os robôs são projetados para operar de forma customizada, atendendo às necessidades específicas de cada cliente”.
Os robôs operam em shoppings, indústrias e centros logísticos de forma customizada, atendendo às necessidades específicas de cada cliente, e acessam elevadores sem que haja orientação humana, muitas vezes conversando com clientes durante o percurso e também orientando todos os passos para a retirada da entrega. O carro autônomo possui um compartimento interno que comporta até 35 kg e garante a preservação da temperatura de alimentos e bebidas durante o transporte.