Adriana Marinelli e Ludymila Siqueira
Goiânia - Começou nesta sexta-feira (24/1) e segue até o próximo dia 31 um mutirão integrado entre as prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, com apoio do Governo de Goiás. A iniciativa visa combater a dengue em bairros situados na divisa entre as duas cidades, abrangendo cerca de 26 quilômetros de extensão. A mobilização envolve serviços como remoção de lixo e entulho, limpeza de bueiros e bocas de lobo, roçagem de mato, tapa-buracos e ações específicas para controle do mosquito transmissor da doença.
O evento de lançamento foi realizado no Centro de Artes e Esportes (CEU) do Parque Flamboyant, em Aparecida, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; do vice-governador Daniel Vilela; do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; e do prefeito de Aparecida, Leandro Vilela.
"É por isso que Goiás é o estado mais bem avaliado do país, porque se governa com parceria, de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas do nosso estado, e com a máquina do estado à disposição para atender a população", disse Caiado ao destacar a importância da parceria. O estado de Goiás notificou 2.096 casos de dengue em 2025 e está em alerta devido à circulação do sorotipo 3 do vírus, ao qual grande parte da população é suscetível.
Caiado também ressaltou o engajamento das equipes de saúde e a necessidade de colaboração dos moradores. "Agora nós temos a ação dos prefeitos junto com toda a estrutura dos agentes comunitários de saúde e de endemias. Teremos esse verdadeiro exército combatendo e pedindo apoio da população. Por favor, não joguem o lixo na rua. Vocês estão vendo a dedicação dos prefeitos. Está aqui o Sandro Mabel toda madrugada, está aqui o Leandro Vilela atravessando noites para limpar a cidade e proteger a população."
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou a abrangência do trabalho conjunto e também pediu o empenho da população na luta contra a dengue. "Nós temos 26 quilômetros de divisa, então vamos trabalhar essa divisa toda, tanto do lado de Goiânia como de Aparecida. As nossas equipes vão atuar em todas as áreas, fazendo roçagem, limpeza e retirando lixo. Além disso, os agentes de endemias estarão nos dois municípios observando as questões relacionadas à dengue."
Entre as ações previstas, Mabel mencionou o uso de tecnologia para otimizar o combate ao mosquito. "Vamos começar a usar drones para aplicar pastilhas em piscinas, caixas d'água abertas e imóveis abandonados. Não vamos precisar subir mais em cima das casas. Isso identifica os problemas e facilita a tomada de providências, sempre em parceria com Aparecida de Goiânia. Afinal, o mosquito não conhece divisas."
Já o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, reforçou a necessidade de conscientização e punições para quem descarta lixo de forma irregular. "Nós trabalhamos, gastamos o dinheiro público na limpeza, e algumas pessoas isoladas continuam jogando lixo irregularmente. Isso será punido rigorosamente, com apreensões e autuações. Não vamos permitir que esses atos prejudiquem os serviços prestados pelas prefeituras de Goiânia e Aparecida à nossa população."
O mutirão
O mutirão também inclui visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, com orientações sobre o combate ao mosquito, além de informações sobre locais de atendimento médico. Na capital, serviços adicionais serão oferecidos no sábado (25/1), como cadastramento no CadÚnico, vacinação, testagem de Covid-19 e ISTs, consulta médica, e encaminhamento para vagas de emprego.
Em Aparecida, bairros como Jardim dos Buritis, Santa Luzia e Parque Trindade recebem recapeamento asfáltico, enquanto famílias vulneráveis poderão atualizar o CadÚnico e acessar benefícios sociais.