Ludymila Siqueira
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), vai à Índia para ministrar palestra e também acompanhar a comitiva goiana em uma missão oficial no país. A previsão é que a viagem ocorra entre os dias 10 e 21 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer parcerias comerciais e atrair investimentos para o estado.
Caiado vai ministrar palestra no evento Índia Energy Week, em Nova Delhi. A iniciativa é patrocinada pelo Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia e organizada em parceria com a Federação da Indústria de Petróleo da Índia (FIPI) e a DMG Events. Considerado um dos maiores eventos do setor no mundo, o encontro busca reunir líderes da indústria global para discutir os desafios enfrentados pelo setor energético.
Missão técnica
O lançamento da Missão Índia ocorreu em dezembro do ano passado, com a visita do embaixador Suresh Reddy ao Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Na ocasião, o embaixador Suresh Reddy antecipou que a Índia pretende demonstrar como a combinação de fatores, como investimentos em educação, políticas governamentais favoráveis e disponibilidade de força de trabalho qualificada, pode transformar um país.
O itinerário da missão também prevê eventos com ênfase no fortalecimento da parceria comercial, atração de investimentos e cooperação para transferência de tecnologia. Reddy acredita que há uma complementaridade comercial entre Goiás e a Índia, fator que deve ser explorado nas relações econômicas.
Para explorar a experiência indiana, a comitiva goiana participará de audiências com representantes dos ministérios da Indústria, Agricultura e Energia da Índia; eventos para divulgação de oportunidades de investimentos em Goiás; e reunião com a Confederação das Indústrias da Índia.
Três empresas líderes do mercado global, com sede em Mumbai, estão na rota da Missão do Governo de Goiás: Tata Group, maior grupo empresarial privado da Índia, composto por 30 empresas em diversos setores de negócios; Mahindra Group (M&M), que tem parcerias com empresas como Renault e Nissan; e o JSW Group, conglomerado multinacional indiano com negócios em áreas como aço, energia, infraestrutura, cimento, automotivo e tintas.
Leia mais:
Mídia nacional aponta Caiado como forte candidato na corrida presidencial