A Redação
Goiânia - O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, visitou nesta terça (14/1) o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) Aparecida, onde conheceu as instalações, os cursos oferecidos e projetos da instituição voltados à comunidade em geral. A unidade fica localizada no bairro Fazenda Santo Antônio, na região leste da cidade.
Ao lado dos secretários Núbia Farias (Educação), Arthur Braga (Administração) e Coronel Godinho (Segurança Pública), Vilela colocou o município à disposição da UFG para colaborar nessas ações de interesse coletivo de Aparecida. Elas são focadas na educação, indústria, esportes, segurança pública e meio ambiente.
Numa das iniciativas arquitetadas pela UFG Aparecida, a universidade pretende abrir em breve um museu de geologia. A ideia é que o público, principalmente crianças da rede pública de educação, conheça de perto artefatos como meteoritos e amostras de diversos metais e pedras encontradas no solo goiano.
Vilela foi recebido pelo diretor do Campus UFG Aparecida, professor Tiago dos Santos Almeida. Ele apresentou ao prefeito o histórico e os principais números da instituição. “A UFG, para nós, é motivo de honra e orgulho. É uma instituição extremamente importante para o município de Aparecida, que tem tantas carências; por isso, o que a gente puder fazer a quatro mãos, construindo juntos, nós seremos sempre parceiros”, assegurou o prefeito Vilela, que relembrou a luta de Maguito Vilela para implementar o campus na cidade durante a sua gestão.
O diretor da UFG Aparecida lembrou que a construção do campus foi referendada em 2011 pelo então prefeito Maguito Vilela, tio de Leandro. Maguito empresta o seu nome ao prédio do Campus Aparecida. “Nós temos que nos aproximar mais do poder público, dos empresários e da sociedade para colaborar, por exemplo, ofertando conhecimento para formação de mão de obra qualificada”, pontuou Tiago Almeida.
Leia mais:
Cursos e números da UFG Aparecida
Com 700 alunos matriculados e 62 professores, a UFG Aparecida tem quatro cursos de graduação (Engenharia de Produção; Engenharia de Transportes; Engenharia de Materiais; e Geologia); duas especializações (Cidades Inteligentes e Economia Circular); e três mestrados (Geociências, Administração Pública e Engenharia de Produção). Entre os alunos, além de aparecidenses, há estudantes de outros municípios goianos, do Distrito Federal e de estados da região sul do Brasil.