A Redação
Goiânia - O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, anunciaram nesta sexta-feira (3/1) a conquista de R$ 29 milhões junto ao Ministério da Saúde. O recurso será integralmente destinado à área da saúde, com foco na quitação de débitos acumulados com a Sociedade Brasileira Albert Einstein, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP).
A dívida, deixada pela administração anterior, soma R$ 25 milhões, fruto de repasses atrasados nos últimos meses da gestão do ex-prefeito Vilmar Mariano. Além de sanar parte do passivo, o valor será empregado em melhorias emergenciais nos serviços prestados à população.
Leandro Vilela destacou que, além dos recursos federais, a nova administração adotará medidas de austeridade para equilibrar as finanças do município. Entre as ações, estão previstas a revisão de contratos e a redução de 30% nos cargos comissionados. “Vamos reduzir despesas e otimizar os recursos para cumprir os nossos compromissos de campanha. É um momento de austeridade, mas temos certeza de que, com responsabilidade e trabalho, vamos superar essa crise e colocar Aparecida no caminho do desenvolvimento”, afirmou.
Saúde
No segundo dia útil de gestão, Vilela visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Parque Flamboyant, acompanhado pela primeira-dama, Lana Bezerra, pelo vice-prefeito João Campos, pelo secretário Alessandro Magalhães e pelo vereador Almeidinha. Durante a vistoria, foram constatados problemas estruturais e a falta de insumos, o que reforçou a necessidade de ações imediatas.
Entre as medidas previstas para a UPA estão higienização, pintura, troca de mobiliário e, posteriormente, uma reforma ampla. O prefeito enfatizou que todas as ações do governo serão planejadas e executadas com responsabilidade.
O secretário Alessandro Magalhães destacou que as melhorias serão acompanhadas de iniciativas para humanizar o atendimento. “Nossa meta é oferecer uma saúde pública de qualidade com atendimento eficiente e humanizado. A saúde é uma das nossas prioridades”, declarou.
Novas obras
Além das ações emergenciais, o prefeito anunciou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma policlínica, um centro de reabilitação e a ampliação do HMAP. A continuidade das reformas em outras unidades também está entre as prioridades do plano de governo.