A Redação
Goiânia - O Governo de Goiás, por meio da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) convoca a população para doar sangue, devido à baixa nos estoques da rede neste período de Natal e Ano Novo. Com o funcionamento em horário especial, o objetivo é garantir o abastecimento das 223 unidades de saúde atendidas pelo Hemocentro. Uma das maiores preocupações é o tipo O negativo, já em nível crítico.
“Com o fim de ano, período marcado por férias e festividades, há uma tendência de queda no número de doações, ao mesmo tempo em que a demanda por sangue aumenta devido a acidentes e outros fatores característicos da época”, explica a diretora técnica do Hemocentro, Ana Cristina Novais. Ela faz um apelo para que a população compareça para doar. “O processo é rápido, seguro e pode salvar até quatro vidas com uma única doação”, destaca.
Cuidados
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra a covid-19 é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais.
Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática podem efetuar a doação 10 dias após a completa recuperação. Os voluntários a doação que tiverem diagnóstico positivo, mas que permaneceram sem sintomas, podem doar após 10 dias da data de coleta do exame. As pessoas que tiveram contato com um caso confirmado de covid-19 durante o período de transmissibilidade podem doar sangue sete dias após o último contato.
Horário especial de funcionamento
Hemocentro Coordenador (Goiânia)
30/12 – Aberta das 8h às 18 horas para atendimento a doadores e pacientes
31/12 – Fechada (véspera de Ano Novo)
1°/1 – fechada (Ano Novo)
Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu, e Quirinópolis (interior)
30/12 – Abertas das 8h às 18 horas para atendimento a doadores e pacientes
31/12 – Fechadas (véspera de Ano Novo)
1°/1 – Fechadas (Ano Novo)