José Abrão
Goiânia – A farmacêutica EMS anunciou nesta terça (24/12) que começará a fabricar dois medicamentos à base de liraglutida, princípio ativo utilizado para o tratamento de obesidade e diabetes e que vai disputar o mercado do Ozempic, da Novo Nordisk.
A empresa conseguiu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial, para produzir dois medicamentos: Olire, para obesidade, e Lirux, para diabetes tipo 2. Os produtos precisam de injeções diárias, diferente do Ozempic e do Wegovy, que utilizam o princípio ativo semaglutida, com injeções semanais.
A produção de um lote piloto já deve começar em uma fábrica em Hortolândia (SP) e a perspectiva é a de suprir o mercado nacional e internacional.
A liraglutida tem um efeito similar ao do hormônio GLP-1, que aumenta a insulina e tira o apetite. A dose diária de Lirux será de até 1,8 mg, sendo vendido em embalagens com uma, duas, três, cinco e dez canetas. O Olire terá dose diária de até 3 mg e será vendido em embalagens com uma, três e cinco canetas.