Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

2025

Flávio Buonaduce será vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados

Goiano foi eleito nesta quinta-feira (12) | 12.12.24 - 22:37 Flávio Buonaduce será vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados Flávio Buonaduce será vice-presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil. (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)
Michelle Rabelo

Goiânia
O goiano Flávio Buonaduce foi eleito, nesta quinta-feira (12/12), vice-presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (Fenia). A escolha ocorreu durante reunião na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), em Goiânia, onde o jurista esteve à frente de um evento que debateu o impacto da reforma tributária no exercício da advocacia. Ainda segundo a vontade da maioria, ele dividirá a gestão da Fenia com os advogados Tarcísio Araújo Kroetz, do Paraná, que assume a presidência, e Jaqueline Di Domenico, do Distrito Federal, que assume como secretária-geral.
 
Ao jornal A Redação, Buonaduce, conhecido pela boa articulação no meio jurídico da capital e do interior do Estado, explicou que a Fenia, cujos mandatos são anuais, congrega todos os Institutos dos Advogados do Brasil. "A ideia é que a rotatividade dentro da diretoria abra espaço para que todos os membros possam levar suas experiências, e consequentemente um reflexo da sua realidade, em seu respectivo estado, para contribuir com a consolidação da entidade."
 
Hoje à frente do Instituto dos Advogados do Brasil em Goiás (IAGO) e ocupando o cargo de secretário-geral da Federação, Buonaduce adianta que no próximo ano vai trabalhar com um único objetivo: engrandecer a Fenia, que foi constituída há apenas quatro anos e está, como classifica o próprio jurista, em uma fase embrionária de estruturação. "Estamos passando por um processo de amadurecimento, o que é essencial para que a entidade substitua o antigo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil e represente, de fato, a institucionalização do projeto, valorizando a atividade da advocacia", frisa. 
 
Federação Nacional dos Institutos
Fazendo um balanço de 2024, Buonaduce destaca a inserção da Fenia no Estatuto da Advocacia como a grande vitória de sua gestão como vice-presidente. "Agora somos considerados membros honorários do Conselho Federal da OAB, o que nos dá legitimidade para falar como entidade classista." 
 
 

 
Deixando a presidência da Fenia, mas seguindo acompanhando de perto as conquistas da entidade, o advogado Felipe Martins Pinto, de Minas Gerais, endossa a fala de Buonaduce, acrescentando uma lista de desafios. "Tivemos um ano adverso, com a discussão de muitas reformas e divergências institucionais entre os Poderes, por exemplo", cita.

"Isso sem contar no cenário profissional, de fato, com o surgimento da IA e de inúmeros receios que sequer deveriam existir, visto que a essência da advocacia caminha de maneira muito altiva em relação a essas inovações. Em todo caso, mesmo com toda nossa sensibilidade em relação ao ser humano, da nossa intuição para soluções futuras - que vão muito além de uma simples base de dados, essa mecanização ainda aflige muitos profissionais", completa Martins Pinto.

A Fenia
A Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil foi fundada em 2021, inicialmente por onze Institutos Estaduais – Bahia (IAB) , Distrito Federal (IADF), Goiás (IAGO) , Mato Grosso do Sul (IAMS), Minas Gerais (IAMG), Paraná (IAPR) , Pernambuco (IAPE) , Rio Grande do Norte (IARN) , Rio Grande do Sul (IARS), Santa Catarina (IASC) e São Paulo (IASP) –, cujos são fundadores, e em 2024, ingressaram os Institutos do Espírito Santo (IAES) e o da Paraíba (IAPB).
 
Em suas atribuições, todos os Institutos atuam perpetuando o Estudo do Direito, promovendo a publicação de artigos, e a defesa do Estado Democrático.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351