A Redação
Goiânia - O influenciador e ativista social goiano João Vitor de Paiva apresentou, nesta terça-feira (10), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Treinamento Resistido na Síndrome de Down". Ele se tornou o primeiro estudante com síndrome de Down a defender um TCC no curso de Educação Física no Brasil.
O momento representou um marco histórico, destacando transformações sociais e inclusão em ambientes acadêmicos. A apresentação foi aprovada com louvor e contou com a presença de familiares, colegas, amigos e professores. A banca avaliadora foi formada pelos docentes Rafael Felipe de Moraes, Marcelo de Souza e Silva e Izabel Alves Calvão Collus, enquanto Rafael Felipe e Janaína Ferreira atuaram como orientadores.
O TCC abordou os impactos positivos do treinamento resistido na saúde e qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down. Emocionado, João comemorou a conquista. "É um marco muito importante para a minha vida. A realização de fazer um Trabalho de Conclusão de Curso e ser aprovado é um sonho realizado”, declarou.
O professor e orientador Rafael de Moraes ressaltou a importância do trabalho e o impacto que João teve em sua trajetória. “O João foi um cara que me ensinou muito. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ser orientador dele. Tudo que era possível fazer para que ele se adequasse à produção foi realizado à altura. Só tenho que parabenizá-lo.”