Ludymila Siqueira
Goiânia - O médico Márcio de Paula Leite foi anunciado nesta terça-feira (10/12) como interventor na Saúde de Goiânia pelo prefeito eleito, Sandro Mabel (UB). A escolha, antecipada pela reportagem do jornal A Redação, aguardava apenas a avaliação do governador Ronaldo Caiado (UB). Com a aprovação, Márcio de Paula assume imediatamente a função.
Segundo Sandro Mabel, o médico tem amplo conhecimento da estrutura da Saúde na capital. “O governador Ronaldo Caiado nos ouviu para indicar o nome. Márcio de Paula tem disposição para atuar da maneira que precisamos neste momento”, afirmou o prefeito eleito. "Tenho confiança de que o interventor fará um bom trabalho", completou.
O anúncio ocorre após o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) autorizar, na segunda-feira (9), a intervenção do governo estadual na gestão da Saúde de Goiânia, que enfrenta uma grave crise.
Entenda
O TJGO determinou a intervenção do governo estadual na Saúde de Goiânia durante sessão extraordinária realizada na segunda-feira (9/12). A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO), feito pelo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, na última sexta-feira (6).
Segundo o MPGO, a ação é urgente para solucionar problemas financeiros e administrativos que comprometem a continuidade dos serviços. O relator do caso no TJGO, desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, classificou a gestão municipal como "ineficiente" e destacou a ausência de medidas para enfrentar os desafios da saúde pública.
A intervenção terá duração até 31 de dezembro, quando termina o mandato do atual prefeito Rogério Cruz. Nesse período, caberá ao governo estadual indicar um interventor que conduza a gestão da Saúde municipal e implemente as mudanças necessárias.
A crise
Entre os fatores que motivaram o pedido de intervenção estão a prisão de integrantes da Secretaria Municipal de Saúde em uma operação do MPGO, além de pedidos de demissão da secretária substituta e de auxiliares em menos de uma semana. Os episódios expuseram graves irregularidades, impactando diretamente os serviços prestados à população.
Em nota, Sandro Mabel classificou como "essencial" a decisão favorável do TJGO e afirmou temer que "a crise atual se agrave ainda mais".
Currículo de Márcio de Paula
Trabalho Atual:
Emergencista: Cais Candida de Morais/SMS Goiânia (2012 até o momento);
Médico auditor da prefeitura de Aparecida de Goiânia (2019 até o momento);
Conselheiro Fiscal do SIMEGO (Gestão 2023 – 2026);
Membro efetivo da Câmara Técnica de Medicina de Urgência e Emergência CREMEGO
(2023 – 2028).
Experiencias Anteriores:
Médico técnico da Diretoria de Atenção Primaria e Promoção da Saúde da prefeitura de
Goiânia (2020 – 2023);
Médico técnico da Diretoria de Atenção Secundária e Urgência e Emergência de Goiânia
(2023 – abril 2024);
Médico RT Cais Cândida de Morais (2023 – abril 2024);
Plantonista de Unidade de Terapia Intensiva (2008 – 2012);
Médico da Família e Comunidade na prefeitura de Goiânia (2013 – 2020).