Adriana Marinelli
Goiânia - O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) deve analisar nesta segunda-feira (9/12) um pedido de intervenção estadual na gestão da Saúde de Goiânia, feito pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A solicitação busca transferir o controle da área para um interventor designado pelo Governo de Goiás, como resposta à crise que se agravou nas últimas semanas.
Procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres protocolou o pedido na última sexta-feira (6), apontando a necessidade de uma ação urgente para sanar problemas financeiros e administrativos. O foco é garantir a continuidade dos serviços.
Entre os episódios recentes que motivaram o pedido de intervenção, destacam-se prisões de integrantes da cúpula da Secretaria Municipal de Saúde em uma operação do MPGO, além do pedido de demissão da secretária substituta e de auxiliares em menos de uma semana. Esses episódios expuseram irregularidades graves na área da Saúde na capital, gerando impacto direto nos serviços prestados à população.
O TJGO pautou o julgamento em caráter emergencial e, nesse caso, pode ocorrer nesta segunda (9/12). Caso a intervenção seja aprovada, caberá ao Governo de Goiás nomear um interventor para assumir a gestão da Saúde municipal e promover as mudanças necessárias.