José Abrão
Goiânia – Começa nesta quarta-feira (27/12) a 4ª edição da Campus Party Goiás, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. A abertura oficial do evento será às 18h30 com a presença do governador Ronaldo Caiado de outras autoridades. Desta vez, o evento traz entre suas atrações palestras com a robô humanoide Sophia; com Orkut Buyukkokten, criador da rede social pioneira Orkut; com o professor e youtuber Gustavo Guanabara e com o comunicador e apresentador Marcelo Tas.
E isto está longe de contemplar todas as atrações do evento. Entre as mais peculiares e interessantes estão o futebol de drones e uma competição gastronômica utilizando alimentos bioimpressos em impressora 3D. Para a abertura desta quarta, a grande novidade será a execução ao vivo pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás da 10ª Sinfonia de Beethoven, obra inédita finalizada com o uso de IA.
"Estamos trazendo a Inteligência Artificial como principal tema. Vamos ter diversas iniciativas para abordar esse tema de uma maneira igualmente diversificada", garante Tonico Novaes, CEO da Campus Party. O festival espera receber mais de 130 mil visitantes, incluindo 7 mil campuseiros isto é, pessoas que vão acampar no local. Ao todo, serão mais de 500 palestras e atividades realizadas 24 horas por dia.
Tonico Novaes (Foto: José Abrão/A Redação)
Outra novidade é a 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) e o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), promoverão a competição com a participação de alunos da Escola do Futuro de Goiás e dos Colégios da Polícia Militar do Estado. Entre os dias 28 e 30 de novembro, 90 equipes apresentarão soluções inovadoras e aplicáveis utilizando técnicas de IA.
O universitário Antônio Gabriel está no 8º período do curso de Sistemas de Informação no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e participa de uma Campus Party pela 2ª vez. "Eu estou animado para a competição de IA, que vai acontecer pela primeira vez. Eu sou entusiasta de IA, e eu estou focado nisso no curso, então estou animado para ver", relata.
Antônio Gabriel (Foto: José Abrão/A Redação)
A estudante Gabriela Tavares também é aluna do IF Goiano, em Ceres, e está no 6º período de Sistemas de Informação. Esta será sua quinta Campus Party, porém, é a primeira vez que ela participa em Goiânia. "Eu vim para conhecer principalmente a parte de inteligência artificial, que aqui em Goiânia é muito forte, e conhecer uma galera, trocar informações e fazer network", relata.
Gabriela Tavares (Foto: José Abrão/A Redação)
No centro das discussões está o 3º Fórum Internacional do Marco Regulatório da Inteligência Artificial, que abordará temas urgentes e estratégicos como sustentabilidade energética, ensino e inovação ligados à IA.
"Entre 2011 e 2014 a Campus Party realizou o Fórum do Marco Civil da Internet, que na época estava muito em debate. A Campus Party teve papel essencial nesse marco e agora nós nos propomos um papel semelhante ao fazer uma grande convocatória de toda a sociedade civil, trazendo entes do Legislativo, do Judiciário, do Executivo, além de líderes de comunidades, coordenadores de cursos, professores, grandes reitores de universidades, para debatermos", propõe Novaes.
O fórum produzirá um documento que será enviado para os presidentes dos três poderes em Brasília que contribuam para propostas de legislação sobre o tema da IA.
A programação completa da Campus Party Goiânia pode ser conferida no
site oficial.
Leia mais