A Redação
Goiânia - Depois de anunciar, na manhã deste domingo (24/11), que convocaria uma reunião de emergência com o atual titular Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rasível Santo, o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), se comprometeu a contratar novas vagas de UTI para a capital.
O encontro, que ocorreu horas depois, na casa do empresário, e que contou ainda com a presença de membros de sua equipe de transição, teve como pauta casos noticiados pela imprensa de, ao menos três, pacientes que estariam internados em unidades na rede municipal e que morreram enquanto aguardavam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva.
Em vídeo publicado no Instagram, Mabel afirmou já ter conversado com o governador Ronaldo Caiado e recebido do chefe do Executivo estadual apoio para se comprometer financeiramente com o tema. "Vamos garantir pra esses hospitais que eles podem abrir as UTIs deles que Goiânia vai pagar. Mês de janeiro a gente começa a pagar. O que não podemos deixar é a situação ficar como está. Não podemos deixar gente morrer assim não”, disse.
Horas depois, Mabel voltou às redes sociais publicando um segundo vídeo. Desta vez, ele aparece ao lado de Rasível, mas também de Luiz Gaspar Machado Pellizzer, que deve assumir a Secretaria Municipal de Saúde; do ex-deputado federal Valdivino de Oliveira, que deve ser próximo titular da Secretaria Municipal de Finanças; e do vereador, e atual presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo.
"Como disse mais cedo, precisamos abrir vagas de UTIs o mais urgente possível. Estamos aqui reunidos para agilizar esse processo e com a união de forças do município e do Estado, vamos liberar essas vagas. A Secretaria Municipal de Saúde tem enfrentado dificuldades financeiras, mas precisamos agir com todos os recursos possíveis. Esse é o carimbo Sandro Mabel e Ronaldo Caiado", escreveu o prefeito eleito.
Conforme o painel da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia referente aos leitos de UTI disponibilizados pela rede pública municipal, consultado pelo Jornal Opção na manhã deste domingo, dos 197 leitos oferecidos, 169 estão ocupados e apenas 28 estão desocupados. Unidade com mais UTIs disponibilizadas para adultos, o Hospital Ruy Azeredo tem 35 leitos: todos ocupados até a manhã deste domingo. Da mesma forma o Hospital Jacob Facuri, que tem 30 leitos de UTI neonatal II, mas nenhum disponível.