José Abrão
Goiânia – O presidente dos EUA, Joe Biden, teria autorizado a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance fornecidos pelos americanos para atacar a Rússia, segundo reportou a CBS News, neste domingo (17/11). A informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca nem pelo Pentágono.
A decisão de autorizar o uso dos mísseis ATACMS (Sistema de Mísseis Táticos do Exército, na sigla em inglês) teria potencial para mudar inteiramente o cenário da guerra.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede há meses esta autorização para poder alcançar alvos estratégicos dentro do território russo.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele disse: "Hoje, muito foi dito na mídia sobre termos obtido a permissão para o uso de mísseis de longo alcance. Mas ataques não são feitos com apalvras. Esse tipo de coisa não é anunciada. Mísseis falam por si mesmos".
Neste domingo, a Rússia fez o maior ataque aéreo em três meses contra o território ucraniano, com 120 mísseis e 90 drones. Enquanto isso, Biden está em Manaus, no Brasil, onde cumpre uma visita com foco ambiental, em que anunciou um aporte de US$ 50 bilhões para o Fundo da Amazônia.
Leia mais