A Redação
Goiânia - Com o objetivo de garantir a segurança nas principais regiões comerciais da Região Metropolitana de Goiânia e do interior do estado, o governador Ronaldo Caiado lançou, nesta quinta-feira (14/11), em Goiânia, a Operação Natal Integrado 2024. A solenidade ocorreu na Rua 44, região da capital que concentra 16 mil lojas e deve atrair dois milhões de consumidores de todo o país no fim de ano.
"O crime contra a vida é, sem dúvida alguma, o de maior relevância que temos de combater com austeridade, mas todos os demais crimes têm de ser confrontados com a mesma eficiência e rigidez. Temos de ter a segurança total, pois ela é um alicerce da democracia", disse o governador, lembrando que Goiás hoje é referência nacional na área. “Façam suas compras, andem em paz e deixem a polícia trabalhar, pois é isso que faz o nosso estado ter a melhor performance", completou.
Com coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSPGO), a Operação Natal Integrado conta com ações articuladas da Superintendência de Ações e Operações Integradas (SAOI), polícias Militar (PMGO) e Civil (PCGO), Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP). As polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) também participam do esforço.
Trabalho conjunto
"Nos próximos 45 dias vamos atuar de forma integrada com as forças estaduais, federais e municipais em trabalho simultâneo nas áreas comerciais das 246 cidades de Goiás. O objetivo é dar maior segurança a lojistas e consumidores nas compras de fim de ano", afirmou o titular da SSP, Renato Brum, que destacou ainda a liberação, por parte do Governo do Estado, de verba para pagamento de horas extras a profissionais da área, que acrescentarão 40% ao efetivo voltado ao comércio.
Conforme dados do Observatório de Segurança Pública de Goiás, entre janeiro a outubro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o estado registrou quedas de 28,36% em roubos a transeunte; 16,95% em furtos a transeunte; e 3,6% em roubos a comércio. Desde o início da atual gestão do Estado, em janeiro de 2019, o índice de roubos a comércio caiu mais de 87%.