Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento serve de vitrine para a universidade | 06.11.24 - 11:14
Edição passada do Conpeex (Foto: UFG)A Redação
Goiânia – A Universidade Federal de Goiás (UFG) abre as portas para o seu maior evento anual: o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), chega à 21ª edição, entre os dias 6 e 8 de novembro, e traz novidades para os quase 7 mil inscritos até o momento. O evento tem a temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, em consonância com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia.
A grande novidade deste ano é a realização das atividades nos três períodos do dia, com programação estendida até às 19h30. “Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes da UFG, e toda a comunidade interessada em se aproximar da Universidade, a oportunidade de conferir as atividades que são desenvolvidas no Conpeex e refletem o compromisso da Instituição com a ciência brasileira”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Ribeiro.
A programação já está disponível e prevê, além da apresentação de trabalhos, a Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para Educação Básica, que receberá centenas de crianças e jovens, durante os três dias de evento, além de atrações culturais, como a apresentação das baterias das atléticas da UFG, e a visitação de uma estação do Planetário móvel.
Neste ano, o Conpeex recebeu 2.777 trabalhos em 11 modalidades, abarcando publicações que vão desde a educação básica até iniciação à pesquisa. “O Conpeex é um desafio tão grande e importante porque abraça toda a atuação da Universidade. A organização envolve todas as pró-reitorias e secretarias, que trabalham empenhadas para que o evento reflita a UFG como um todo”, destacou a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Adriana Régia Marques de Souza.
No último dia do Conpeex, a partir das 17h, serão premiados os melhores trabalhos por área de conhecimento, nas modalidades que envolvem as pró-reitorias de Inovação e Pesquisa (PRPI) e a de Pós-Graduação (PRPG), e dos primeiros três colocados nas modalidades referentes às pró-reitorias de Graduação (Prograd), assim como a de Extensão e Cultura (Proec).
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destaca que a cada ano o Conpeex vai ganhando mais força e se reinventando, além de contar com mais participação externa. “Ele é de fato uma oportunidade para motivar a comunidade acadêmica para sistematizar as suas produções. O Conpeex já está incorporado na agenda dos participantes que se organizam para estarem nesse evento que é o retrato da UFG”, define.