Caroline Louise
Goiânia - Com uma trajetória sólida em campanhas políticas no Brasil e na Colômbia, o publicitário goiano e consultor de marketing político Marcus Vinícius Ribeiro de Queiroz, diretor da rádio Jovem Pan Goiás, está imerso no cenário eleitoral dos Estados Unidos, acompanhando de perto as campanhas de Donald Trump e Kamala Harris. Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, nesta terça-feira (5/11), Marcus contou que está participando de um programa, a convite da Universidade George Washington, que inclui seminários e encontros com estrategistas das campanhas.
O publicitário destacou o privilégio de participar de comícios de Donald Trump e de Kamala Harris. "É um esquema de segurança muito grande, para participar você tem que ter um prestígio, alguém que possa favorecer pra você estar dentro e hoje a gente participa de uma série de reuniões com profissionais de marketing e consultores de diversos países", disse.
Com mais de 20 anos de experiência em campanhas políticas, incluindo eleições municipais, estaduais e até presidenciais na Colômbia, Marcus compartilhou que as eleições americanas oferecem um "aprendizado único". Ele ressalta a complexidade do sistema eleitoral dos EUA, onde a decisão é feita pelo Colégio Eleitoral, um conceito diferente da escolha direta pelo povo, como ocorre no Brasil. "
É tudo mais complicado que no Brasil porque quem define são os colégios e não o povo, mas a votação do povo conta muito porque dá um valor institucional", acrescentou.
Eleições americanas
A votação nas urnas começou nesta terça-feira (5/11), às 7h, e deve terminar às 20h. A expectativa é de que o resultado final demore dias. Não há uma data fixa para o resultado, pois depende do ritmo de contagem em cada Estado.