Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Advocacia

A Redação entrevista candidatos à presidência da OAB-GO

Três chapas disputam pleito marcado para 19/11 | 04.11.24 - 14:56 A Redação entrevista candidatos à presidência da OAB-GO Candidatos à presidência da OAB-GO, Rafael Lara, Bruno Pena e Pedro Miranda (Foto: Reprodução)Samuel Straioto

Goiânia -
As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), marcadas para o próximo dia 19 de novembro, definirão os rumos da advocacia no estado para o triênio 2025-2027. Três chapas concorrem à presidência, trazendo propostas distintas para o fortalecimento da classe e a melhoria da atuação da OAB-GO. O Jornal A Redação, atento a este importante processo eleitoral, promove uma série de entrevistas exclusivas com os candidatos à presidência da Ordem.

A partir de terça-feira (5), iniciaremos a série de entrevistas com os líderes de cada chapa, oferecendo aos advogados e advogadas a oportunidade de conhecer mais sobre as propostas de cada candidato. A primeira entrevista será com Bruno Pena, que lidera a chapa Coragem pra Mudar. Na quarta-feira, dia 6, será a vez de Pedro Miranda, candidato da chapa Pela Ordem.

Finalizando a série de entrevistas, na segunda-feira, dia 11, entrevistaremos o atual presidente e candidato à reeleição, Rafael Lara, que encabeça a chapa OAB Compromisso. Cada candidato apresentará suas principais propostas para os próximos três anos de gestão, com temas que envolvem a valorização da advocacia, transparência institucional e a relação da Ordem com os demais poderes.

Os candidatos
Rafael Lara Martins, presidente atual da OAB-GO, busca a reeleição pela chapa OAB Compromisso. Advogado com experiência de longa data dentro da instituição, foi presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO) e atua como Conselheiro Seccional e Federal. Durante sua gestão, uma das principais bandeiras foi a união da classe e a implementação de projetos voltados ao desenvolvimento da advocacia goiana.

Lara conta com amplo apoio das subseções regionais e de ex-presidentes da Ordem, destacando-se pelo diálogo constante com diversos setores da advocacia. Sua chapa também aposta na continuidade dos avanços na modernização da OAB-GO e no fortalecimento da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG).]

Bruno Pena, líder da chapa de oposição Coragem pra Mudar, é advogado eleitoralista e apresenta propostas críticas à atual gestão. Segundo Pena, a relação de proximidade entre a OAB-GO e os poderes Executivo e Judiciário do estado compromete a independência da Ordem, prejudicando os interesses da classe advocatícia.

 Ele defende uma atuação mais firme da instituição na defesa das prerrogativas dos advogados e na luta por melhores condições de trabalho. Sua candidatura promete uma reforma na gestão da Ordem, com foco na transparência financeira e no fortalecimento da participação da base advocatícia nas decisões institucionais.

Pedro Miranda, advogado criminalista e candidato da chapa Pela Ordem, já participou de outros pleitos em chapas de oposição. Nesta eleição, uma de suas principais propostas é a criação de um piso salarial para advogados no estado, buscando garantir condições mais justas de remuneração, especialmente para os jovens advogados.

Miranda também enfatiza a necessidade de maior transparência nas contas da OAB-GO, tema que, segundo ele, está diretamente ligado à inadimplência da classe, que atualmente gira em torno de 40%. O candidato defende ainda uma maior inclusão digital para facilitar o acesso dos advogados ao dia a dia da profissão.

Processo eleitoral
O pleito será realizado integralmente de forma online, no dia 19 de novembro de 2024, das 9h às 17h. Advogados e advogadas poderão votar acessando o site eleicoesoabgo.org.br, numa iniciativa que visa garantir maior praticidade e segurança para o processo eleitoral. O formato online amplia a participação dos eleitores, permitindo que advogados de diferentes regiões do estado possam exercer seu direito de voto sem a necessidade de deslocamento.

Advogados que solicitaram mudança de domicílio eleitoral até 31 de dezembro de 2023 estarão aptos a votar no novo local. O prazo para o requerimento de transferência foi prorrogado para o primeiro dia útil subsequente em caso de feriado ou recesso.
Para a Seccional de Goiás, esse prazo se estendeu até 8 de janeiro de 2024, ao término do recesso coletivo da OAB-GO. A inclusão desses advogados no processo eleitoral reforça o compromisso da OAB-GO com a representatividade e a participação democrática.

A Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) foi criada em 14 de dezembro de 1931. Sua instalação oficial ocorreu meses depois, em 12 de abril de 1932, em uma cerimônia solene realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que, na época, estava localizado na cidade de Goiás, então a capital do estado.

Ex-presidentes
Ao longo dos anos, a presidência da OAB-GO foi ocupada por diversos advogados que, em suas respectivas gestões, enfrentaram desafios relacionados à defesa das prerrogativas da classe, à ampliação do acesso à justiça e à modernização da instituição. Ao todo, a OAB-GO já foi liderada por cerca de 30 presidentes. Entre os nomes que exerceram a presidência por mais de um mandato, estão os advogados: Felicíssimo José de Sena, Miguel Cançado e Henrique Tibúrcio.

Entre as pautas recorrentes ao longo das gestões, destacam-se a luta pela garantia das prerrogativas dos advogados, a busca por melhores condições de trabalho e a integração das subseções em todo o estado.

Histórico da Ordem
A Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) foi criada em 14 de dezembro de 1931. Sua instalação oficial ocorreu meses depois, em 12 de abril de 1932, em uma cerimônia solene realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que, na época, estava localizado na cidade de Goiás, então a capital do estado.

O primeiro Conselho Diretor da Seccional de Goiás da OAB foi constituído por membros do próprio Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que foram escolhidos durante a sessão solene de instalação da entidade. Para liderar o conselho, foram eleitos os desembargadores Oliveira Godói, como presidente, e Maurílio Fleury e Vicente Miguel, como membros.
Naquele período, ainda não existia o instituto da incompatibilidade entre as funções de magistrado e advogado, o que permitiu essa composição.

Em 28 de maio de 1932, a primeira diretoria da OAB-GO foi eleita, sendo composta pelos advogados Benjamin da Luz Vieira, como presidente, e Albatênio Godói, que ocupou, simultaneamente, os cargos de secretário e tesoureiro.
A primeira subseção da OAB-GO foi fundada em Itumbiara, em 25 de outubro de 1933. Para liderar essa unidade, foi formada uma diretoria provisória, composta pelos advogados Jacy de Assis, Antônio Rocha e Ernani Cabral de Loyola Fernandes.
 
Leia mais:

Eleições OAB-GO: confira como será a votação on-line

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351