Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Brasília

Em comitiva de governadores, Caiado se reúne com Lula e debate segurança

Encontro será no Palácio do Planalto | 31.10.24 - 00:34 Em comitiva de governadores, Caiado se reúne com Lula e debate segurança Em comitiva de governadores, Caiado se reúne com Lula e debate segurança pública (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia
- Uma comitiva de governadores, incluindo o de Goiás, Ronaldo Caiado, estará em Brasília nesta quinta-feira (31/10) quando se encontram com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma reunião sobre segurança pública. Marcada para às 15h, no Palácio do Planalto, o compromisso tem como objetivo discutir políticas públicas para a área.

A reunião ocorre depois que Caiado teceu críticas à PEC da Segurança - proposta do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e defendeu, por exemplo, que o governo federal investisse em parcerias internacionais para o combate ao crime organizado.

O governador de Goiás chegou a dizer ainda que a segurança pública não pode ser discutida "de forma fatiada" e que deve ser "analisada com a inteireza do que seja um estado democrático de direito". "A segurança pública dá governabilidade para o estado. É inaceitável, no estado democrático de direito eleito, o estado do crime paralelo ocupando, atemorizando as pessoas, e muitas vezes governando grande parte do território nacional", afirmou em agosto passado.

Exemplo
A ida a Brasília ocorre também meses depois que dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-GO) demonstram queda contínua nos índices de criminalidade nos últimos seis anos em Goiás. Em coletiva de imprensa, no último dia 14, Caiado ressaltou a redução no balanço dos meses de janeiro a setembro de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, e comentou que os números “mostram para o Brasil o resultado de um trabalho integrado das forças policiais e um governo com responsabilidade”. 

Dias antes, ele já tinha
 reforçado a necessidade  de um combate mais eficaz ao crime organizado, com maior participação do governo federal, mas sem descuidar da autonomia dos estados. “Precisamos de uma vacina dura para combater a infiltração do crime organizado”, afirmou.
 
Crítico da proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Caiado cobrou que a União utilize o novo formato para desenvolver uma política nacional que coordene os países da América Latina, além de reforçar o policiamento nas fronteiras.

“Essa é a ação federal que devia ter. Não é ficar se metendo na política dos estados”, disse, ao mencionar os recursos aplicados na segurança pública durante seu governo, revelando que, em quase seis anos, foram investidos R$ 17 bilhões, enquanto o estado recebeu apenas R$ 927 milhões dos caixas federais. “Isso mostra que toda a estrutura de inteligência, infraestrutura e recuperação de detentos tem sido feita com o ônus do estado”, frisou.
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351