A Redação
Goiânia - O Hospital Estadual Dr Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, promove nesta terça-feira (29/10), mais uma edição do projeto Saúde na Praça. Em alusão ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), médicos neurologistas e equipe multidisciplinar estarão na Praça Abrão Rassi, localizada em frente à unidade, entre às 7h e 12h, para alertar a população sobre os riscos do AVC e as formas de prevenção. A ação oferece gratuitamente aferição de pressão e testes de glicemia.
A equipe de Enfermagem abordará a prevenção, enquanto a equipe de Fonoaudiologia estará presente para informar sobre as principais sequelas e tratamentos. Na área de Fisioterapia, serão oferecidas orientações sobre como identificar um AVC. A turma da Nutrição alertará os participantes sobre os diferentes tipos de AVC e dieta ideal para a prevenção. O rastreio de déficits cognitivos será realizado pela equipe de Psicologia. Além disso, a população receberá orientações médicas para entender melhor a doença.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição médica grave que ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido, resultando na falta de oxigênio e nutrientes essenciais para o tecido cerebral. Essa interrupção pode levar à morte celular em minutos, causando danos permanentes.
Existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico, que é o mais comum e se dá pelo entupimento de vasos sanguíneos por coágulos, e o hemorrágico, que ocorre quando um vaso se rompe, provocando sangramento no cérebro. Além das complicações imediatas, o AVC pode desencadear uma série de doenças secundárias, como deficiências neurológicas, doenças cardiovasculares, problemas de saúde mental, dificuldades de deglutição e até epilepsia.
A prevenção é fundamental e envolve o controle de fatores de risco como hipertensão, diabetes e colesterol alto. Reconhecer rapidamente os sinais de um AVC e buscar atendimento médico imediato são cruciais para minimizar os danos e aumentar as chances de recuperação.