A Redação
Goiânia - O lugar da técnica e da tecnologia na cultura, a relação da sociedade contemporânea com os povos e os saberes originários, os riscos e os desafios das chamadas inteligências artificiais, e a arte como expressão de configurações e reconfigurações da identidade nacional são alguns dos temas em debate na XXVIII Semana de Filosofia e na XXIII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, que ocorre em Goiânia. A iniciativa, da Faculdade de Filosofia (Fafil) da UFG, será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro, nos prédios das Humanidades I e II, no Câmpus Samambaia.
Nesta edição, o evento tradicional da Fafil/UFG contará com a presença de professores e professoras de sete importantes universidades brasileiras, que ministrarão minicursos e conferências. Confira a programação aqui.
O evento, que tem apoio da CAPES e da PROEC-UFG, também celebra um número recorde de comunicações, com mais de 70 participantes, entre discentes da graduação e da pós-graduação, além de mestres e doutores, de Goiás e outros Estados, que apresentarão suas pesquisas envolvendo as diferentes áreas da filosofia.
As conferências, minicursos e mesas-redondas que integram a programação do evento, além de uma sessão de lançamento de livros, serão realizados no Miniauditório Marielle Franco, no prédio das Humanidades II. Já as comunicações ocuparão diversas salas de aula das Humanidades I, em até quatro sessões simultâneas, nos períodos vespertino (de terça a quinta-feira) e matutino (sexta-feira).
Abertura
A conferência de abertura será realizada na terça-feira (29/10), às 19 horas, com a Profa. Dra. Veronica Ferreira Bahr Calazans (UTFPR), que vai falar sobre o tema O ensino de filosofia na formação técnica e tecnológica: uma proposta simondoniana. Na quarta (30/10) e na quinta-feira (31/10), das 8 às 10 horas, o Prof. Dr. Filipe Ceppas (UFRJ) ministrará o minicurso Antropofagia, Filosofia Ameríndia e Ensino de Filosofia.
Professora doutora da USP, Tessa Lacerda Lacerda ministra também na quarta (30/10) e quinta-feira (31/10), das 16h15 às 18h15, o minicurso Leibniz: o mais moderno dos modernos.
Outro convidado do evento, o Prof. Dr. Napoleão Azevedo, da UNILA, apresenta a conferência Virtudes e potências da alma em Tomás de Aquino, na quarta-feira (30/10), às 19 horas. Já na quinta-feira (31/10), outros destaques da programação são as conferências Informação, desinformação e alucinação artificial, com o Prof. Dr. Bernardo Alonso (UFMT), das 10h15 às 12h15, e Alberto da Veiga Guignard: modernismo, nacionalismo e tradição na arte brasileira, com a Profa. Dra. Taisa Palhares (UNICAMP), a partir das 19h.
Na sexta-feira (1º/11), entre as diversas atividades, destaca-se a palestra Vida e morte no DF – o encontro inusitado de Adirley Queirós e Berkeley nas quebradas da Ceilândia, com a Profa. Dra. Rachel Imanishi (UnB), às 14 horas, seguida de uma sessão de lançamento de livros e da apresentação da nova edição da revista Inquietude e do site do Laboratório Kalós. O evento será encerrado com a mesa-redonda A revisão do cânone filosófico, que contará com a participação das Profas. Dras. Tessa Lacerda (USP), Taisa Palhares (USP), Rachel Imanishi (UnB) e Veronica Ferreira Bahr Calazans (UFTPR).
Produção social do conhecimento
Segundo o coordenador da XXVIII Semana de Filosofia e da XXIII Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação, Prof. Dr. Cristiano Novaes de Rezende (Fafil/UFG), o evento será realizado em “um ambiente marcado pela colaboração e pela generosidade necessárias à produção social do conhecimento”, em que “inúmeros projetos, resultados parciais e produtos finais de pesquisas são apresentados e debatidos com a comunidade acadêmica e com os amantes da filosofia da sociedade em geral, fazendo com que, mais do que um mero evento de divulgação da filosofia produzida no Brasil, a ocasião se configure, ela própria, como parte dessa mesma produção”.
Segundo Cristiano, a Semana de Filosofia constitui “uma oportunidade preciosa para todos e todas que desejem se aprofundar, com rigor vivaz, no denso, inquietante e potente território da produção acadêmica da filosofia no Brasil”.