Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Clima

Goiás registra quase 4 milhões de raios em 2024

Rio Verde e Jataí acumulam mais descargas | 22.10.24 - 11:08 Goiás registra quase 4 milhões de raios em 2024 Média registrada foi de 14 mil raios por dia (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – O sistema de monitoramento da Equatorial Goiás registrou quase quatro milhões de raios entre janeiro e setembro deste ano. A companhia ressalta o impacto das tempestades, especialmente as descargas atmosféricas, sobre a infraestrutura elétrica, que podem provocar interrupções no fornecimento de energia, danificar equipamentos e representar risco de acidentes fatais.
 
Segundo o levantamento, as cidades com maior incidência de raios nos primeiros nove meses do ano foram Rio Verde (93.972), Jataí (91.482), Niquelândia (89.490), Mineiros (87.396) e Cavalcante (77.775). Esses números reforçam a importância de atenção redobrada no período chuvoso, sobretudo em regiões de alta atividade elétrica.
 
As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia, causando curtos-circuitos e queima de equipamentos. De acordo com Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, "as tempestades não apenas derrubam árvores e galhos que atingem a rede, mas também podem causar a queda de postes e rompimento de cabos. Em dias de chuvas fortes, a recomposição da rede elétrica pode demorar mais, especialmente quando é necessário substituir postes, cabos e transformadores". Em 2023, Goiás registrou cerca de 14,4 milhões de raios.
 
Por que tantos raios?
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) destaca que o Brasil, por ser um país tropical, tem a maior incidência de raios do mundo. O clima quente, como o de Goiás, favorece a formação de tempestades e descargas elétricas. Pesquisadores indicam que o aquecimento global tem intensificado as temperaturas extremas e temporais, aumentando a ocorrência de raios. Por isso, é essencial estar preparado para os riscos associados a esses fenômenos naturais.
 
Força dos raios
Além do impacto na rede elétrica, o poder destrutivo dos raios é significativo. Uma descarga atmosférica pode alcançar uma corrente de 30 mil Ampères e tensões de até 1 bilhão de volts, o suficiente para causar graves danos à infraestrutura e até mesmo incêndios. "É fundamental que a população esteja ciente dos perigos das tempestades e siga as orientações de segurança", alerta Vinicyus Lima.
 
Em casos de cabos rompidos, a orientação é manter distância e acionar imediatamente a distribuidora ou os bombeiros. A Equatorial Goiás reforça a importância de seguir as recomendações de segurança durante tempestades, tanto dentro quanto fora de casa.

Cuidados dentro de casa:
Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evite consertos de instalações elétricas;
Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo.

Cuidados fora de casa: 
Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
 
Leia mais
Em menos de 24h, mais de 5 mil raios são registrados em Anápolis e região

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351