A Redação
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou a necessidade de um combate mais eficaz ao crime organizado, com maior participação do governo federal, mas sem descuidar da autonomia dos estados, durante o 17º Encontro de Líderes, nesta sexta-feira (11/10), em São Paulo. O evento contou com chefes do Executivo estaduais, operadores do Judiciário e da área de segurança pública, além de empresários.
“Precisamos de uma vacina dura para combater a infiltração do crime organizado”, afirmou Caiado durante o painel ‘Coalizão Governamental: Soluções compartilhadas para a segurança’, reforçando que um sistema robusto de segurança pública pode ser implementado, desde que haja colaboração do governo federal.
Crítico da proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), cobrou que a União utilize o novo formato para desenvolver uma política nacional que coordene os países da América Latina, além de reforçar o policiamento nas fronteiras. “Essa é a ação federal que devia ter. Não é ficar se metendo na política dos estados”.
O governador de Goiás também fez questão de mencionar os recursos aplicados na segurança pública durante seu governo, revelando que, em quase seis anos, foram investidos R$ 17 bilhões, enquanto o estado recebeu apenas R$ 927 milhões dos caixas federais. “Isso mostra que toda a estrutura de inteligência, infraestrutura e recuperação de detentos tem sido feita com o ônus do estado”, frisou.
“Na democracia que funciona, cada um tem seus papéis, mas certamente há um papel que ainda não está preenchido: a coordenação nacional”, disse Caiado. E acrescentou que “é o estado que põe a mão na massa” para garantir a queda nos índices de criminalidade, como verificado em Goiás desde 2019.
Discussões
Realizado anualmente, o Encontro de Líderes ocorre, em 2024, no JK Eventos, dentro do Shopping JK, na Vila Olímpia, na capital paulista. “Temos líderes públicos e privados, responsáveis com a nação, com o desenvolvimento e sempre buscando a melhoria”, destacou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.
Além de Caiado, participaram do evento os também governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Raquel Lyra (Pernambuco), Romeu Zema (Minas Gerais); entre outras autoridades.