Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ECONOMIA

Presente e futuro da indústria goiana são destaques na abertura da Expoind

Evento ocorre até sexta-feira (11/10) | 09.10.24 - 23:56 Presente e futuro da indústria goiana são destaques na abertura da Expoind Presente e futuro da indústria goiana são destaques na abertura da Expoind. (Foto: Michelle Rabelo)
 
Michelle Rabelo
 
Goiânia - Olhar para o futuro da indústria goiana, cada vez mais permeado por inovação, tecnologia e modernidade, sem perder de vista o presente, cujos desafios ainda remontam a antigos problemas, como falta de capacitação, baixo conhecimento sobre governança corporativa e dúvidas na hora de escolher práticas relacionadas ao meio ambiente. Assim, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, definiu o objetivo da Feira de Fornecedores de Tecnologias e Soluções para a Indústria de Goiás (Expoind), lançada nesta quarta-feira (9/10) no Centro de Convenções da PUC-GO, em Goiânia. 
 
O evento, considerado o maior do tipo no Centro-Oeste, segue até sexta-feira (11/10) e engloba ainda o 11º Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) e o 1º Prêmio Fieg de Inovação. Tudo para fomentar a chamada indústria 4.0 em Goiás e jogar luz sobre temas obrigatórios, como automação, eficiência e transição energética, internet das coisas, Machine Learning (máquinas que aprendem), inteligência artificial e, porque não, a relação entre a indústria fraca e a baixa produtividade, o que se reflete na própria atividade econômica de Goiás. "Pensamos a feira para que ela fosse uma vitrine, um verdadeiro empurrão em quem sabe da importância, mas tem medo de inovar", explicou Rocha em entrevista ao AR
 
Para isso, na prática, Expoind contará com cerca de 30 palestras comandadas por especialistas de diversas áreas de interesse dos empresários industriais. Foram montadas três 'arenas do conhecimento', cujos temas vão girar em torno de três eixos temáticos (inovação, educação e comércio exterior). Cada uma terá capacidade para receber 60 pessoas. "A ideia é apresentar as novas tecnologias disponíveis e criar um ambiente de conhecimento sobre a indústria 4.0. Ao mesmo tempo, reconhecer e premiar quem já está à frente deste processo, trazendo inovações em seus processos e produtos", frisou André. 
 
Inteligência que impacta
Um dos pontos altos da programação foi a palestra magna de abertura com a escritora, influenciadora, consultora e futurista Martha Gabriel. Na noite desta quarta-feira (9/10), ela falou sobre Inteligência Artificial (IA) em negócios, com ênfase em indústria e comércio exterior. “A inteligência artificial hoje é um dos assuntos mais falados e menos compreendidos. Assim, a palestra teve como objetivo o letramento em IA, focando nos impactos em negócios, mais especificamente indústria e comércio exterior. Trata-se de uma tecnologia horizontal que tende a impactar virtualmente qualquer setor da existência humana, inclusive negócios, indústria e comércio exterior”, disse ao AR.
 
Voltado para empresários, gestores, profissionais de diversas áreas da engenharia, da administração e da tecnologia da informação, o evento, que conta com 70 expositores, é gratuito e aberto ao público, tanto para a visitação quanto para a participação nas várias palestras que serão realizadas até sexta-feira (11/10). 

Entre os temas de discussão estarão, por exemplo, riscos cibernéticos, transformação digital e a adoção de práticas ESG. Costurando tudo, estará o debate sobre o DNA de toda e qualquer empresa: mão de obra. "Uma indústria 4.0 é feita de pessoas e processos. Mas, acima de tudo, de respeito, valorização e capacitação constantes", opinou André. 

Leia mais:
Fieg celebra sustentabilidade em premiação voltada para indústrias goianas
 
Capacitação
Apostando alto em capacitação, um dos grandes parceiros da Fieg - no Expoind mas também em tantos outros projetos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) é apoiador do evento. Na noite desta quarta-feira (9/10), o diretor-superintendente da entidade, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, fez questão de reforçar que a equipe fez uma curadoria e apresenta no evento, nos próximos dois dias, uma seleção das suas principais soluções para indústria, com ênfase nos pequenos e micro empresários. 
 
Em entrevista ao AR, ele lembrou que o Sebrae Goiás também realiza um trabalho de mudança de cultura junto aos pequenos empreendedores. "Uma feira dessa dimensão já é um ambiente muito favorável e propício para estimular os pequenos industriais, mostrando para eles que é possível, por exemplo, se relacionarem com compradores internacionais."
 
Comércio exterior
É justamente com o propósito de desmistificar e estimular o processo de exportação e auxiliar indústrias goianas a conquistarem mercados internacionais que o Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE) chega a sua 11ª edição e será realizado simultaneamente à 1ª Expoind. "A ideia é estimular o empresário goiano a exportar mais, dando oportunidade para que ele também possa importar. Trazer de fora, por exemplo, equipamentos mais modernos. Além de firmar parcerias com parceiros estrangeiros", adiantou o presidente da Fieg, André Rocha.
 
Neste ano, as rodadas de negócios são voltadas para indústrias goianas dos segmentos de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e indústria química. Já estão confirmadas as presenças de compradores da Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru, além de representações de embaixadas de sete países – Bélgica, Estados Unidos, Guiné, Macedônia, Congo, Timor Leste e Uzbequistão –, que trarão oportunidades para as indústrias goianas.
 
 1º Prêmio Fieg de Inovação 
Na noite desta quinta-feira (10/10), serão revelados os vencedores do 1º Prêmio Fieg de Inovação, uma iniciativa do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg, com o objetivo de reconhecer e incentivar projetos e esforços bem-sucedidos de inovação que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da indústria em Goiás. 
 
Ao todo, 40 projetos foram inscritos em quatro categorias: Inovação de Produto; Inovação de Processo; ? Inovação em Segurança do Trabalho, Educação e Capacitação; e Startups e Empreendedorismo. A banca examinadora é composta por representantes de instituições renomadas do ecossistema goiano de inovação, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), Sebrae, IEL, Secti, Hub Goiás, Senai e Hub Cerrado. Os projetos inscritos foram avaliados com base em critérios como originalidade, impacto econômico e social, viabilidade, escalabilidade e sustentabilidade.
 
A ExpoInd contará também com parcerias fortes, como da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL - Goiânia), que irá levar para a feira todo seu portfólio de serviços voltados para empresas, entre eles a Escola de Negócios, que oferece vários cursos de capacitação profissional; CDL Celular, SPC Brasil, Certificação Digital e vários outros. Outra parceria que também terá um espaço dentro da Feira é da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindleite-GO) e a Fieg, que promoverão durante a feira o Concurso de Produtos Lácteos do Centro-Oeste e a Mostra de Queijos Artesanais.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351