A Redação
Goiânia - O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (8/10), em Goianápolis, da cerimônia de formatura do 3º Curso de Patrulhamento Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Os 66 novos patrulheiros, conhecidos como “carcarás”, concluíram dois meses de treinamento intensivo, somando mais de 400 horas-aula. A capacitação foi promovida pelo Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRURAL).
Os formandos batizaram a turma com o nome do governador. Caiado agradeceu a homenagem e lembrou que, apenas na atual gestão, já foram capacitadas três turmas de patrulheiros rurais. “Isso aumenta minha responsabilidade em respaldar todos os policiais da área, como também os demais batalhões especializados. Fazem, cada um em sua função, um trabalho que transformou Goiás no estado mais seguro do Brasil", afirmou ele.
"Esse batalhão é uma realidade em Goiás. Conta com uma grande estrutura e atua com força nos 246 municípios do estado. Hoje, é a unidade que mais entra com viaturas, com cerca de 100 em serviço por dia. E esses novos policiais vão reforçar ainda mais a unidade", salientou o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum.
Os patrulheiros receberam treinamento em disciplinas especializadas como técnicas de condução offroad, tiro policial, fraude fiscal, georreferenciamento e sobrevivência em ambientes de Cerrado. Agora eles serão distribuídos entre as sete companhias do Batalhão Rural, localizadas em Goiânia, Anápolis, Morrinhos, Uruaçu, Formosa, Rio Verde e Chapadão do Céu.
"A visão estratégica do governo deu viaturas ao Batalhão Rural voltadas ao patrulhamento no campo. O armamento utilizado por essa tropa, bem como por toda a polícia, é de ponta. Com o efetivo que chega, poderemos ampliar ainda mais nossa capacidade de patrulhamento, que já é reconhecida a nível nacional e internacional", frisou o comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja.
Reforço
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância do Batalhão Rural para o reforço da segurança no campo e no suporte às comunidades, reafirmando o compromisso do Governo de Goiás com a continuidade dos investimentos em viaturas, armamentos e novas sedes para consolidar ainda mais a proteção à população goiana.
No evento, o Fundo Emergencial para a Sanidade Animal de Goiás (Fundepec Goiás) confirmou a doação de 10 mil placas de georreferenciamento ao Batalhão Rural para o cadastramento de propriedades no estado. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) já havia doado outras 10 mil também.
Caiado comentou o gesto: "É um reforço na garantia de que todas as propriedades terão uma placa de identidade para acessar rapidamente o nosso controle". Segundo o governador, o georreferenciamento é importante para o trabalho da segurança pública. “Até o final do ano, estaremos com todas as propriedades cadastradas para fazermos uma cobertura geral de todo o território goiano", completou ele.
Sobre o BPMRURAL
Criado em 2019, o BPMRURAL é pioneiro no Brasil e se consolidou como referência para outros estados, como Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Um dos destaques é o inovador sistema de Patrulha Rural, que utiliza georreferenciamento para o monitoramento de mais de 25 mil propriedades rurais e o serviço de disque denúncia 24 horas via WhatsApp com tecnologia satelital.
"Nossos profissionais são forjados para serem policiais híbridos, que conseguem conversar com o homem e a mulher do campo, sentar e tomar um café com o produtor rural, mas também tem capacidade de combate firme à criminalidade", explicou o comandante do Batalhão Rural, tenente-coronel Fábio Costa.
Um dos formandos, o sargento Renato Gomes Maranhão Ferreira, de 41 anos, definiu a experiência como "ímpar". No batalhão desde janeiro, ele destacou o nivelamento da tropa, a qualidade do corpo de instrução do curso e a preocupação com a técnica de trabalho. "O governador sempre priorizou o aprimoramento da tropa e deu respaldo aos policiais. Através desse curso, entendemos a importância de dar respostas a quem vive na zona rural e levar a mão do Estado a todos os rincões", relatou.
Leia mais
Candidatos em Goiânia intensificam 'corpo a corpo' na reta final da campanha