Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Hemocentro de Goiás faz apelo por doação de sangue com fator negativo

Confira critérios para doação | 04.10.24 - 12:26 Hemocentro de Goiás faz apelo por doação de sangue com fator negativo Estoque de sangue do Hemocentro (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) inicia outubro com uma queda no estoque de sangue, principalmente dos tipos A-, B-, O- e AB-. A falta de doações impacta diretamente as 223 unidades de saúde atendidas em Goiás. O alerta do Hemocentro visa garantir a manutenção do estoque necessário para assegurar o atendimento contínuo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que os tipos sanguíneos de fator Rh negativo são os mais demandados em situações de emergência. “Embora o estoque geral do Hemocentro esteja em um nível considerado seguro, enfrentamos um déficit de 22%. Por isso, pedimos o apoio da população. Aqueles que não doaram nos últimos três meses ou que nunca doaram estão convidados a fazer esse gesto simples e rápido, que pode salvar até quatro vidas. O processo de triagem e coleta dura menos de uma hora”, destaca.
 
Ana Cristina também reforça a importância de se atentar aos requisitos para doação de sangue. “É preciso estar saudável, pesar mais de 50 kg, apresentar um documento oficial com foto válido em todo o território nacional e ter entre 16 e 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis”, orienta.
 
Locais de doação
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já as unidades da Rede Hemo no interior do estado, localizadas em cidades como Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, atendem de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.
 
Os interessados podem agendar a doação pelo site [agenda.hemocentro.org.br](http://agenda.hemocentro.org.br) ou pelo telefone 0800 642 0457. Além da doação de sangue, nas unidades de Goiânia e Rio Verde, é possível agendar a doação de plaquetas, hemocomponente essencial para pacientes oncológicos e pessoas em tratamento de doenças como dengue e covid-19.
 
Ações corporativas
Empresas e instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para isso, é necessário confirmar o interesse de pelo menos 120 pessoas e fazer a solicitação pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.
 
Critérios
Quais as condições básicas para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização);
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
 
Leia mais
Diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura do câncer de mama

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351