Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Testemunhas ouviram uma enorme explosão | 02.10.24 - 21:27
Ataque israelense atinge centro de Beirute, diz fonte de segurança. (Foto: Reprodução)
Beirute - O Exército israelense realizou novos ataques à região de Beirute, no Líbano, pouco antes da meia-noite desta quarta-feira (2/10). Os bombardeios atingiram um prédio perto do centro da capital libanesa, descrito como um centro de primeiros socorros do Hezbollah pela imprensa internacional, marcando a terceira série de ataques israelenses contra o Hezbollah em menos de 24 horas e o segundo ataque da semana próximo ao centro de Beirute.
Três explosões massivas foram ouvidas logo após o exército israelense anunciar que estava conduzindo "um ataque preciso" na região. Seis pessoas morreram e sete ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde do Líbano. O ataque aéreo iniciou um incêndio em um apartamento no prédio no bairro residencial de Bashoura. Ambulâncias correram para o local.
O ataque aéreo atingiu não muito longe da sede das Nações Unidas, do gabinete do primeiro-ministro e do parlamento. Não houve nenhum aviso emitido antes do ataque. A estação de TV Al-Manar do Hezbollah disse que o ataque teve como alvo um centro da unidade de saúde do grupo.
Depois de as explosões, o porta-voz em árabe das Forças de Defesa de Israel fizeram um alerta na rede social X para que moradores de cinco prédios em três bairros do subúrbio de Dahieh, no sul de Beirute, saiam "imediatamente ou fiquem a pelo menos 500 metros de distância desses prédios". "Você está localizado perto de instalações e interesses do Hezbollah, contra os quais as FDI operarão em um futuro próximo", disse o comunicado.
"Bombardeios do inimigo" Pouco antes das explosões, o Ministério da Saúde do Líbano havia anunciado que 46 pessoas morreram e 85 ficaram feridas devido a "bombardeios do inimigo israelense" nas últimas 24 horas em várias regiões do país. O Hezbollah afirma que resiste ao avanço das forças de Israel no sul do Líbano. Mais cedo nesta quarta-feira, a milícia disse que disparou mísseis terra-ar contra um helicóptero militar israelense que sobrevoava Beit Hillel, no norte de Israel, perto da fronteira.
O grupo libanês não informou se o helicóptero foi atingido, e não houve comentários imediatos dos militares israelenses. Foi a primeira reivindicação desse tipo do Hezbollah desde que as hostilidades entre os dois lados aumentaram, há duas semanas. Combates entre tropas israelenses e membtos do Hezbollah estão em andamento no sul do Líbano.
As Forças de Defesa Israelense (FDI) iniciou uma incursão terrestre na segunda-feira (30/9), no que descreveram como uma operação "limitada e localizada" contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano. Oito militares israelenses morreram em combate nesta semana. (Agência Brasil)