Ludymila Siqueira
Goiânia - Milhares de eleitores goianos começaram o dia cedo neste domingo (6/10) para exercer o direito de voto no primeiro turno das eleições. Antes mesmo das 8h, horário de abertura dos portões nos locais de votação, já se formavam filas nas calçadas, principalmente na capital. As urnas estarão abertas até às 17h, quando começa a apuração.
O primeiro número a ser inserido na urna eletrônica corresponde ao cargo de vereador, consistindo em cinco dígitos. Os dois primeiros dígitos representam o partido, enquanto os três últimos identificam o candidato. O segundo e último número a ser registrado na urna refere-se ao cargo de prefeito, com apenas dois dígitos. Um eventual segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, e a votação será exclusiva para o cargo de prefeito.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Goiás se mantém como o maior colégio eleitoral da região Centro-Oeste, com 5.126.435 eleitores aptos a votar neste ano, um crescimento de 4,99% em comparação a 2022.
Goiânia lidera com o maior número de eleitores, somando 1.030.274 votantes. Essa é, inclusive, a primeira vez que o município ultrapassa a marca de 1 milhão de eleitores. Aparecida de Goiânia vem em seguida, com 345.367 eleitores, e Anápolis ocupa a terceira posição, com 262.660 eleitores habilitados. Esses três municípios são os maiores colégios eleitorais de Goiás e os únicos onde poderá haver segundo turno, caso nenhum candidato atinja mais da metade dos votos válidos.
Clique aqui e confira o seu local de votação.
O que levar para a votação
Antes de comparecer ao local de votação, o eleitor deve se certificar de portar um documento oficial com foto ou apresentar o e-Título. Também é permitido levar anotações pessoais com o número dos candidatos.