A Redação
Goiânia - O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) realizou sua primeira clipagem de aneurisma. O procedimento, considerado de alta complexidade, é feito através de cirurgia no crânio, para tratamento da doença que afeta as artérias do cérebro. A operação, inédita na unidade, foi comandada pela equipe de neurocirurgia do Heana, durou cerca de 2 horas e 20 minutos e não teve complicações.
"A realização dessa cirurgia é um grande avanço para o estado de Goiás, e o Heana se preparou muito para oferecer esse serviço essencial à população", destacou o neurocirugião Thiago Dantas. O diretor administrativo do hosptial, Renato Pereira de Souza, comemorou a conquista. “Poder realizar cirurgias desse porte aqui mostra o quanto avançamos e garante que nossos pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos”, afirma.
A cirurgia trata o sangramento intracraniano causado pelo rompimento de um aneurisma e é realizada por poucos hospitais. Em Goiás, o Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) também oferece o procedimento aos pacientes do SUS. No Heana, a paciente operada continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está recebendo cuidados especializados para sua recuperação.
“Essa cirurgia é um exemplo do que buscamos: oferecer à população um serviço público de saúde cada vez mais qualificado e seguindo a diretriz de regionalização da saúde, trabalhada pelo Governo de Goiás”, enfatizou o diretor executivo da Fundação Universitária Evangélica (Funev), que é responsável pela gestão da unidade desde 2019.
Leia mais:
Hospital Municipal de Aparecida ganha ala exclusiva de cuidados paliativos