Adriana Marinelli
Goiânia - Um incêndio de grandes proporções consumiu aproximadamente 700 hectares de vegetação na Fazenda Vereda, localizada no distrito de Campos Lindos, em Cristalina, Goiás. O fogo, que teve início na segunda-feira (30/9), destruiu áreas de palhada, floresta de eucalipto e mata nativa, causando uma grande mobilização de brigadistas da região.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Goiás, o chamado foi recebido às 11h45, e equipes da 8ª Companhia Independente de Bombeiros de Cristalina e do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Luziânia foram enviadas para combater o incêndio. No local, cerca de 30 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já atuavam, juntamente com 95 brigadistas de empresas vizinhas.
A intensidade do incêndio gerou uma densa fumaça que chegou a atingir a área urbana do distrito de Campos Lindos, causando a interdição temporária da BR-251, nas proximidades do posto Sobral.
Os bombeiros montaram um plano estratégico de combate ao fogo, dividindo as áreas de ataque para otimizar o controle das chamas. Foram utilizadas técnicas de combate direto, com abafadores e sopradores, e indireto, com a criação de aceiros e linhas frias, além de tratores e caminhões para o rescaldo.
A propriedade atingida tem cerca de 2.300 hectares, e o esforço conjunto das forças envolvidas evitou que o incêndio causasse ainda mais estragos. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas, e a operação de rescaldo e monitoramento da área continua para garantir que novos focos não surjam.
Leia mais:
Registro de queimadas em setembro é 30% maior que a média do mês