Goiânia - O que uma empresa de mineração tem a ver com outra de processamento de soja e milho? Qual a relação entre uma fabricante de medicamentos e uma usina especializada em concreto e argamassa? Como vincular uma loja de produtos artesanais do Cerrado e uma startup da área de nanobiotecnologia? A resposta é uma só e foi revelada na noite desta terça-feira (24/9), pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que premiou seis companhias goianas por práticas de gestão comprometidas com a agenda ambiental e com o uso eficiente dos recursos naturais. Trata-se do Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana, cujo anúncio e entrega ocorreram na Casa da Indústria, no setor Leste Vila Nova, em Goiânia.
"O prêmio é, na verdade, uma vitrine. Não para as empresas em si, mas para o trabalho que vem sendo feito pelas indústrias goianas como um todo. A sociedade precisa ver, e entender a grandiosidade, do cuidado com a sustentabilidade, seja ela econômica, social ou ambiental. Além disso, o empresariado precisa ser incentivado a se alinhar a essa temática. O que o mundo cobra há tempos, através do ESG (Environmental, social and governance, ou, Meio ambiente, social e governança), já existe aqui e é isso que estamos provando esta noite", pontua o presidente da Fieg, André Rocha.
Ele lembra ainda que, vestindo a camisa da sustentabilidade, as empresas contribuem com a melhoria do desempenho econômico e socioambiental do setor. "Hoje o gestor entende que, para ser competitivo, e continuar no negócio, é preciso ter as melhores práticas de governança corporativa, além de seguir à risca as boas práticas de sustentabilidade social e ambiental. Isso eleva o nível do mercado", defende Rocha, ao mencionar o trabalho da Fieg no que tange a criação de ferramentas de difusão sobre a importância da certificação de compliance dentro das empresas.
Olhar sistêmico
A premiação desta terça-feira (24/9), com periodicidade bianual, contemplou quatro categorias: Práticas de gestão sustentável, Tecnologias sustentáveis, Comunicação ESG e Iniciativas de micro e pequenas empresas. Segundo Flávio Rassi, vice-presidente da Fieg e nome à frente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Cmas) da instituição, o que pode, em um primeiro momento, parecer generalista demais, na verdade, é reflexo da busca por uma nova dimensão da palavra sustentabilidade. "Meio ambiente também é gestão. Precisamos ter esse foco e é esse olhar que buscamos imprimir em todas as nossas ações."
Na opinião de Flávio Rassi, a indústria goiana está mais do comprometida
com a agenda ambiental. (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)
Na opinião de Rassi, a indústria goiana está mais do comprometida com a agenda ambiental. Prova disso é o interesse crescente das empresas em se adequarem a esse novo cenário, buscando sempre a governança corporativa como ferramenta para mitigar riscos e melhorar a atração de investimentos. "As grandes organizações recorrem a modelos de negócios dentro da sustentabilidade que as façam prosperar. Não é só para ficar bonito na fita. É uma escolha de mercado."
A fala de Flávio cai como uma luva em uma recente pesquisa da Union+Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e que mostra que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso. O levantamento indica ainda que as empresas que adotam práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores e que os clientes veem essas marcas com mais credibilidade.
Confira lista de vencedores do Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana, que levaram para casa troféus e certificados
Práticas de gestão sustentável e responsabilidade socioambiental
Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica
Caramuru Alimentos
Mineração Serra Verde
Tecnologias sustentáveis
Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica
Mineração Serra Verde
Realmix Concreto e Argamassa
Comunicação ESG
Jornalista Márcio André de Almeida
Jornalista Weylla Gonçalves
Iniciativas de micro e pequenas empresas
Nanoterra - Nanobiotech Startup
Sítio Boca do Mato - Produtos artesanais cerrado
Exemplo a ser seguido
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado, a iniciativa da Fieg acaba aproximando a palavra sustentabilidade da sociedade. "Quem observar esses exemplos vai sentir que as boas práticas podem começar no nosso quintal. Não por acaso, a indústria goiana tem crescido em taxas exponenciais, se destacando em um estado que era considerado 'do agro'."
Joel de Sant’Anna Braga Filho defene que a iniciativa da Fieg acaba aproximando a
palavra sustentabilidade da sociedade. (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)
Ele cita, por exemplo, o mais recente boletim da Conjuntura Econômica de Goiás, divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), que mostra que no segundo trimestre de 2024, os setores da indústria e serviços de Goiás apresentaram um crescimento expressivo de 7,7% e 6,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2023. Os resultados superaram a média nacional, que foi de 3,9% na indústria e 3,5% nos serviços.
Leia mais