A Redação
Goiânia - Para promover a conscientização e inclusão das pessoas com múltiplas deficiências e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Goiânia sancionou o Projeto de Lei nº 11.245/2024, que institui a campanha "Vizinho Consciente”, na segunda-feira (16/9). A nova legislação, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), estabelece que a campanha será realizada nos meses alusivos a datas nacionais e mundiais voltadas à conscientização sobre essas deficiências.
O objetivo da campanha é disseminar informações em condomínios, empresas e instituições, com a intenção de reduzir o estigma e o preconceito em relação às deficiências visuais, motoras, mentais, auditivas e ao TEA. Além disso, o projeto prevê a realização de palestras e oficinas com especialistas para educar e instruir a população sobre as melhores formas de lidar e apoiar pessoas que convivem com essas deficiências.
A campanha "Vizinho Consciente" será promovida por meio de cartazes físicos e digitais que serão expostos em elevadores, corredores, painéis e áreas comuns de condomínios e instituições durante períodos específicos do ano. Essas ações serão sincronizadas com os dias de conscientização nacionais e mundiais de cada deficiência, seguindo o seguinte calendário:
-
Vizinho Consciente - Transtorno do Espectro Autista (TEA): mês de abril, em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.
-
Vizinho Consciente - Deficiência Auditiva: mês de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.
-
Vizinho Consciente - Deficiência Intelectual: mês de outubro, em referência ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.
-
Vizinho Consciente - Deficiência Física: mês de outubro, em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, em 11 de outubro.
-
Vizinho Consciente - Deficiência Visual: mês de dezembro, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, comemorado em 13 de dezembro.
Leia mais: