José Abrão
Goiânia – Entre os dias 26 e 28 de setembro, Goiânia será palco da 11ª edição do Congresso e Feira Internacional de Comunicação, Informação e Marketing (Intermídias), no salão nobre da Fecomércio-GO, localizado na Avenida 136. O evento, que conta com o jornal A Redação como parceiro e veículo de imprensa oficial, promete debates relevantes sobre o futuro da comunicação.
O tema central deste ano, “Inteligência Artificial e Inovação”, reflete o momento de transformação que a área está vivenciando, segundo Mariana Dalcin, diretora executiva do Intermídias e da 4est Marketing e Branding. “Este ano, escolhemos esse tema por conta do cenário atual. Até o ano passado, tanto no marketing quanto na comunicação, havia um certo receio. Agora, em 2024, esse medo diminuiu, e as pessoas estão mais focadas em aproveitar as ferramentas de IA para seu benefício”, explica.
Além de ser um assunto em alta, Mariana destaca que há tecnologias que melhoram a produtividade no mercado, e o objetivo do Intermídias é “trazer conteúdo técnico e relevante para que os profissionais se sintam preparados para atuar de forma segura”, afirma.
Mariana ressalta que o evento é gratuito, garantindo a participação de um público diverso. “Nosso objetivo não é criar um evento comercial, mas sim fomentar o conhecimento. Queremos que o profissional local tenha acesso a conteúdo de qualidade sem precisar sair de Goiânia. A gratuidade reflete nossa intenção de abraçar essa diversidade”, aponta.
Destaques
Um dos pontos altos será o painel “Marketing Eleitoral: Fake News e o impacto da IA”, que discutirá o uso da inteligência artificial na desinformação eleitoral. “Mesmo fora de anos eleitorais, o impacto das fake news nas campanhas tem sido evidente. Com a IA, novas regulamentações da justiça eleitoral surgiram, e esse debate é essencial”, avalia Mariana.
Outro painel relevante será “Freelas profissionais: não quero ser CLT”, que trará à tona a mudança cultural no mercado de comunicação, com profissionais que optaram pelo modelo freelancer. “Queremos desmistificar o que é ser freelancer e PJ, começar uma conscientização porque realmente o mercado hoje pratica o PJ que tem que cumprir horário e usar uniforme", diz Dalcin. “Os empresários têm ainda esse preconceito de que se o 'meu criativo' não estiver aqui dentro da agência, eu não controlo a situação, quando, na verdade, inclusive por meio da IA, já temos ferramentas no mercado que você consegue saber tudo que a equipe está fazendo e ela pode estar em outro planeta. Não precisa estar dentro do escritório”, completa ao destacar que é possível ter uma rotina produtiva e viável.
Saúde mental em pauta
Pela primeira vez, o Intermídias trará um painel sobre saúde mental no ambiente de trabalho. “Saúde mental: trabalho que nunca acaba” abordará temas como ansiedade, depressão, assédio moral e burnout, com a participação de uma psicóloga e empresária. "Ela vai dar o ponto de vista dela enquanto psicóloga, como ela lida com esses pacientes que ela tem no consultório, e também enquanto empresária porque ela tem uma rotina de trabalho que nunca acaba. Fica 24 horas pensando no trabalho, com o celular na mão”, antecipa. "A verdade é que os profissionais, principalmente de comunicação, estão saturados: de informação, de trabalho, você nunca desliga. Não existe mais prazo: as demandas não param de chegar e elas são para agora", completa.
O painel também tratará de mudanças que podem ser feitas nas empresas para criar um ambiente de trabalho mais saudável e ensinará a reconhecer sinais de que é hora de buscar ajuda profissional. "Os casos de burnout na comunicação têm aumentado, e nosso objetivo é mostrar que é possível trabalhar de forma saudável e equilibrada”, conclui Mariana.
As inscrições para o Intermídias já estão abertas e podem ser feitas aqui.
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