A Redação
Goiânia - A capital goiana está em estado de alerta em relação à qualidade do ar até o final da próxima semana. Segundo o gerente do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a umidade relativa do ar pode chegar até 7% durante este período, configurando estado de emergência. Além disso, o Estado seguirá sob influência de uma onda de calor neste final de semana.
André Amorim ainda ressalta que a qualidade do ar está regular, porém, segundo o gerente, ''esse regular significa que está ruim''. ''Nos últimos dias, a emissão de material particulado, que são materiais que agridem e fazem mal para o ser humano, estão com um nível bastante elevado'', afirma o especialista.
Estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)também vem emitindo alertas de perigo para a baixa umidade em vários estados do Brasil, o que inclui Goiás.
No cenário estadual, serão afetados mais serveramente pelo tempo, além de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Saúde
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Leia mais:
Goiânia bate recorde e registra menor umidade do ar entre capitais do país
Calor suspende participação de alunos do Estado em desfiles cívicos em Goiás
Saúde alerta população sobre calor, fumaça e baixa umidade em Goiás