A Redação
Goiânia - Um idoso de 60 anos foi encontrado em situação de extrema negligência, deitado no chão de um quarto e visivelmente desnutrido, em uma casa no Jardim Dom Fernando, em Goiânia. O caso ocorreu na quarta-feira (4/9), quando a Polícia Civil chegou ao local e constatou que o imóvel estava em péssimo estado de conservação, com péssimas condições de higiene. O irmão da vítima, que também residia na casa, foi preso em flagrante por abandono e maus-tratos. Segundo os policiais, o homem, de 56 anos, demonstrou total indiferença à saúde do idoso.
De acordo com o delegado Alexandre Bruno de Barros, responsável pelo caso, o idoso apresentava várias lesões pelo corpo, estava extremamente sujo e vivia em meio a fezes e urina. Não havia água tratada no imóvel, e os mantimentos eram escassos: apenas um pacote de bolachas e uma lata de achocolatado, segundo a polícia. A geladeira estava desligada e sem alimentos. Apesar das condições da casa, o irmão da vítima, que é pedreiro e tem emprego fixo, não tomou nenhuma providência para cuidar do idoso, também conforme informações da Polícia Civil.
Diante do quadro de desnutrição e das lesões, os policiais acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, que encaminhou o idoso à UPA do Setor Novo Mundo, onde ele foi internado às pressas após receber os primeiros cuidados médicos.
A Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Depai) deu voz de prisão ao irmão da vítima, que responderá pelos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz. O preso alegou ter outros dois irmãos, mas nunca buscou ajuda para cuidar da vítima. Os irmãos já foram identificados no procedimento policial. A prisão ocorreu no âmbito da 12ª fase da Operação Desumanus.