Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EM GOIÂNIA

Coloproctologia: Evento foca em inovação sem esquecer do acesso a tratamento

Congresso ocorre até sábado (7/9) | 05.09.24 - 00:12 Coloproctologia: Evento foca em inovação sem esquecer do acesso a tratamento Médico Hélio Moreira Júnior está à frente do Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre em Goiânia até o próximo sábado (7/9). (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Michelle Rabelo

Goiânia
- “Três pontos são essenciais para todo médico: bom senso, empatia e conhecimento. O que estamos fazendo aqui, neste evento, é, mais uma vez, fomentando a qualidade da medicina praticada no Brasil". O resumo, sucinto, porém cirúrgico, da 72ª edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre em Goiânia até o próximo sábado (7/9), é do médico Hélio Moreira Júnior, nome à frente da iniciativa e que recebeu, nesta quarta-feira (4/9), parte dos 1,7 mil congressistas que prestigiaram a solenidade de abertura oficial da convenção, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.  

A afirmação do médico, atual presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), é incontestável, já que o congresso reúne cursos imersivos (em áreas como endometriose intestinal e disfunções do assoalho pélvico), cirurgias robóticas transmitidas ao vivo, debates sobre avanços tecnológicos dentro da especialidade, discussão de casos clínicos e palestras com renomados médicos do Brasil e de outros 10 países diferentes - grupo que traz para a pauta as mais recentes inovações no tratamento de doenças que acometem o intestino e a região do reto. Ou seja, um cronograma de peso para levar a coloproctologia praticada aqui a outro patamar.  

Abertura oficial da 72ª edição do Congresso Brasileiro de Coloproctologia ocorreu
nesta quarta-feira (4/9) em Goiânia. (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)

Isso sem esquecer da outra ponta. "Quando falamos em inovação precisamos também debater acessibilidade. Pensar em ideias que possam facilitar o acesso da população a todas essas novidades. Não há melhor forma de fazer isso do que reunindo experiências e realidades diferentes num mesmo lugar", afirma Helio, se referindo a origem dos palestrantes. "Teremos representantes da Itália, Argentina, Estados Unidos, Peru, Canadá, Japão, Austrália, Espanha, Portugal, entre outros." 

Não por acaso, o congresso leva a chancela da SBCP, segunda maior sociedade de coloproctologia do mundo, ficando atrás, em números, apenas da dos Estados Unidos. "Somos mais de 2 mil associados. Profissionais bem capacitados e aptos a atender a população. O que falta, talvez, é estruturação por parte das organizações governamentais, para que possamos trabalhar num mesmo sentido", opina Hélio. 

Welcome to Goiânia
De olho nessa atualização, profissionais dos quatro cantos do país desembarcam na capital goiana, que, segundo 
Hélio Moreira Júnior, sempre foi uma cidade referência em medicina. "É um hub para as regiões Norte e Nordeste. Reputação que foi se construindo ao longo dos anos, com o papel fundamental da Universidade Federal de Goiás e de nomes como Anis Rassi, Joffre Marcondes, Luiz Rassi e o próprio Hélio Moreira, meu pai."
 
Hélio Moreira Júnior apresentou Goiânia como uma 
cidade referência em medicina. (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)

O evento, promovido pela SBCP, ocupa parte do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e ainda trata de temas como o emprego de laser em tratamentos e o aprimoramento de técnicas cirúrgicas - entre elas, procedimentos complexos com intervenção mínima utilizando robôs controlados remotamente. Na opinião de Hélio, "uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área. O que estamos oferecendo é mais do que um congresso. É uma experiência de vida!".

Câncer colorretal
Em meio aos debates sobre a inovação, que vem do futuro, o 72º Congresso Brasileiro de Coloproctologia traz para a pauta um velho conhecidos dos médicos da área: o câncer colorretal. "Trata-se de uma doença silenciosa. Quando esperamos manifestação clínica, na maioria das vezes, as chances de cura são mínimas. Por isso, é papel da SBCP jogar luz sobre a importância do diagnóstico precoce", explica Moreira, adiantando que o tema será abordado em um dos painéis do evento. 

De acordo com a previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil novos casos da neoplasia, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). Mas apesar de alto, o número vem acompanhado de uma boa perspectiva: se descobertos no início, e com o uso de novas tecnologias, os tumores têm até 90% de chances de serem curados.
 
 

Hélio Moreira Júnior adiantou que o câncer colorretal será abordado
em um dos painéis do evento. (Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)

 
O percentual representa mais esperança para quem briga contra a doença, que é a segunda mais comum entre as mulheres e a terceira entre os homens. Não por acaso o câncer colorretal ganhou um mês específico: no Março Azul Marinho entidades da área da saúde unem esforços para conscientizar a população sobre o tema, destacando, entre outras coisas, as inúmeras formas de tratamento, como quimioterapia, radioterapia e cirurgia. 
 
Inscrições
O 72º Congresso Brasileiro de Coloproctologia continua até sábado (7/9) com diversas atividades. As inscrições podem ser feitas através do site oficial, em que os interessados devem preencher a ficha de inscrição e escolher a categoria correspondente. Um certificado online será conferido a todos os participantes. O encerramento do congresso, não só marcará o fechamento das atividades, mas também celebrará os 90 anos da SBCP, ocorre no Cel da OAB, em Aparecida de Goiânia. 
 
Confira a programação completa e todos os convidados no link. 
 
Leia mais 
Goiânia sedia 72º Congresso Brasileiro de Coloproctologia
Congresso Brasileiro de Coloproctologia reúne especialistas em Goiânia
Abertura do Congresso Coloproctologia será nesta quarta (4/9) em Goiânia
Transmissões de cirurgias robóticas são destaque de congresso em Goiânia


 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351