A Redação
Goiânia - Há dias o
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem emitindo alertas de perigo para a baixa umidade em vários estados do Brasil, o que inclui Goiás. Nesta terça-feira (3/9), o goianiense sentiu na pele a preocupação de metereologistas
e profissionais da saúde. É que a capital registrou o dia mais seco de todos os tempos, com umidade em 7%. Além disso, a cidade encabeçou a lista de menor umidade do ar entre todas as capitais do país.
No cenário estadual, serão afetados mais serveramente pelo tempo, além de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Segundo o Instituto, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 20%, há um aumento considerável de riscos de incêndios florestais e de impacto na saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.