A Redação
Goiânia - Em mais uma edição do Goiás Social, realizada nesta sexta-feira (30/8), na região Noroeste, em Goiânia, 1.177 cartões do programa Aluguel Social, 234 escrituras habitacionais, 818 cartões do programa Mães de Goiás, 141 do programa Dignidade e 45 kits do Aprendiz do Futuro, foram entregues. A primeira-dama Gracinha Caiado destacou a importância de levar os serviços do Governo de Goiás diretamente à população. O evento, que reuniu uma variedade de serviços estaduais na Praça da Feira Livre, no Setor Morada do Sol, continuará até sábado (31/8). “É assim que nós trabalhamos, facilitando a vida, trazendo o Governo para perto das pessoas”, afirmou a coordenadora do Goiás Social.
Gracinha percorreu toda a estrutura do Goiás Social instalada na Avenida Mangalô, uma das principais da localidade, e dialogou com moradores, lembrando que a região Noroeste da capital, “por muito tempo, foi esquecida pelo Estado, uma região onde a violência tomava conta”. “Eu lembro que, no início de 2019, quando aqui cheguei, as meninas tinham medo de caminhar até o ponto de ônibus para ir à escola, tamanha a violência que elas sofriam. E hoje não existe mais isso aqui”, ressaltou a primeira-dama.
Em Goiânia, mais de 11 mil famílias já foram contempladas com o benefício que repassa o valor de R$ 350 por 18 meses para custear o valor do aluguel. “Das 60 mil famílias que a gente já atendeu no estado, grande parte está aqui em Goiânia, onde naturalmente se encontra o maior déficit habitacional", destacou o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Wendel Garcia.
“Feliz por esse dia tão emblemático, com o Goiás Social chegando até a região de vocês, até a comunidade diretamente, trazendo uma série de serviços, de benefícios, de programas sociais, para que a gente possa atender a nossa população de uma forma mais efetiva”, afirmou Wellington Matos de Lima, secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).
A população também foi atendida nos estandes com benefícios sociais e serviços oferecidos por vários órgãos públicos do Estado e parceiros. “Temos mais de 150 beneficiários do Crédito Social aqui na região Noroeste. Então venha mudar a sua vida, trazer mais rentabilidade e renda para sua família”, conclamou o secretário da Retomada, César Moura. “Cuidar de vocês é muito bom, porque vocês, os goianos, merecem nossa atenção”, pontuou o secretário de estado da Saúde, Rasível Reis.
Proximidade
O Goiás Social leva os serviços do Estado para junto da população. Quem passou pelo local emitiu documentos, entre carteiras de identidade e do autista; passe livre para pessoa idosa e passaporte do idoso. O trabalho incluiu ainda corte de cabelo gratuito, divulgação de cursos, matrículas, entrega de donativos e inscrições em programas do Estado, entre eles, o Mais Emprego e o Mães de Goiás.
Carlene Aires da Silva, 20 anos, foi uma das beneficiadas. “Isso ajuda bastante, porque tem muita gente que não tem condições. Eu sou uma pessoa desempregada, então eu preciso do auxílio”, afirmou a jovem que ganhou o kit completo da OVG para o neném que está esperando. Jessica Cerqueira de Sousa, 21 anos, manicure, ganhou uma cadeira de rodas para o avô, Francisco Lopes de Caldas, de 85 anos. “Uma cadeira simples dessa aqui custa R$ 500. Já é a compra do mês, por exemplo. Então, pra mim é bastante”, pontuou.
Sem precisar de grandes deslocamentos, os moradores tiveram acesso à consultas oftalmológicas, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, testes IST, práticas integrativas de saúde, vacinação, entre outros. A estrutura contou ainda com exposição de equipamentos e viaturas de equipes das forças policiais; museu itinerante; brinquedos e gibiteca para o público infantil.
Leia mais:
Goiânia tem agenda cultural gratuita neste sábado (31/8) e domingo (1º/9)