A Redação
Goiânia - A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) alerta a população goiana sobre os riscos de queimadas em resíduos acumulados em calçadas da capital. O objetivo é combater o acúmulo de lixo em calçadas, áreas públicas e lotes particulares, especialmente durante o período de troca de folhas das árvores e de conscientizar a população.
Os agentes da Comurg orientam os moradores sobre o correto acondicionamento de resíduos. Além de folhas, as calçadas frequentemente acumulam materiais de construção, como ripas e caibros, e móveis descartados, que são comumente alvos de queimadas irregulares.
Nesta semana, as equipes de orientação percorrem bairros como Jardim América, Novo Horizonte, Bairro Anhanguera, Loteamento Faiçalville, Parque Amazônia, Tremendão, Finsocial, Campinas, São José, Centro Oeste, Jardim Europa, Santa Rita, Rio Formoso, Aeroviário, Coimbra, Parque Oeste Industrial e Água Branca. O cronograma de visitas é planejado para abranger todos os bairros de Goiânia.
Para o descarte correto de entulhos, os moradores são instruídos a utilizar um dos Ecopontos ou a contratar caçambas para acondicionar os resíduos. Folhas secas devem ser ensacadas e deixadas em lixeiras para que a coleta de lixo domiciliar realizada pela prefeitura possa fazer a destinação correta.
A Comurg ressalta que a varrição de praças, ruas, avenidas e sarjetas é de sua responsabilidade, enquanto a limpeza das calçadas cabe aos moradores. Em hipótese alguma deve-se utilizar fogo para eliminar resíduos, uma prática que é considerada crime. Além disso, a emissão de fumaça proveniente da queima de resíduos domésticos pode causar sérios danos à saúde da vizinhança, especialmente nesta época do ano, caracterizada por baixa umidade do ar.