Ludymila Siqueira
Goiânia - O jornalista Valmir Salaro será o palestrante principal do Cine Esa, evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA), que ocorre nesta quinta-feira (29/9). Com o tema "Escola Base - Os Bastidores do Maior Erro Judiciário da História do Brasil", a palestra promete uma análise aprofundada sobre um dos casos mais emblemáticos da justiça brasileira.
O evento, que faz parte das atividades de encerramento do mês da advocacia, será realizado de forma gratuita e presencial na Esa/GO, a partir das 19h. Interessados podem se inscrever no
site oficial.
O caso
O caso Escola Base foi registrado em 1994, em São Paulo, no qual os proprietários de uma escola infantil foram acusados injustamente de abuso sexual, causando danos irreparáveis à sua reputação devido à cobertura precipitada da imprensa e à conduta da polícia.
Além de Valmir Salaro, a discussão contará com a participação do diretor de cinema e cientista ambiental Pedro Novaes, colunista do jornal A Redação, e da advogada Mirelle Gonsalez, que irão enriquecer o debate com suas perspectivas sobre o tema.
Conheça os palestrantes
Valmir Salaro
Com 45 anos de carreira, Valmir Salaro é um jornalista renomado, que já passou por importantes veículos de comunicação como Diário do Grande ABC, Folha de São Paulo, Rádio Jovem Pan e, por 31 anos, TV Globo. Durante 20 anos, atuou no programa Fantástico, onde se destacou em reportagens investigativas de grande repercussão, cobrindo casos como o assassinato da menina Isabela Nardoni e o homicídio dos pais de Suzane von Richthofen.
Salaro recebeu três prêmios Vladimir Herzog por suas reportagens sobre violência policial e dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Ele é o autor do documentário "Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado", disponível no Globoplay, onde reflete sobre os impactos de suas decisões profissionais no famoso caso da Escola Base.
Pedro Novaes
Pedro Novaes é diretor e roteirista com foco em comunidades indígenas e questões ambientais. É conhecido por obras como o documentário "Cartas do Kuluene" (2011) e o filme "Alaska" (2019). Sua mais recente produção é o documentário "Me Krukodjo-Tum - O Conhecimento dos Antigos". Além de seu trabalho cinematográfico, Pedro é diretor artístico do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) desde 2021 e colunista do jornal A Redação.
Mirelle Gonsalez
Mirelle Gonsalez é advogada com pós-graduação em Ciências Criminais pela ESMEG e em Direito Público pelo IPOG. Atualmente, é mestranda em Direito Constitucional Econômico (MADIR) em parceria com o Centro Universitário Alves Faria. Mirelle também é professora de Processo Penal e coordenadora da Escola de Júri.
Leia mais
Justiça dá 15 dias para Saúde de Goiânia regularizar assistência hospitalar