A Redação
Goiânia - Ao lado de nomes como Daniela Mercury, Lázaro Ramos, Renato Aragão, Bruno Gagliasso e Maísa Silva, o influenciador e ativista goiano João Vitor de Paiva foi um dos convidados especiais do leilão beneficente promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em São Paulo. O evento, que ocorreu nesta segunda-feira (12/8), foi promovido pela Mauricio de Sousa Produções e conseguiu arrecadar R$ 350 mil, tendo entre as peças, 26 releituras do coelho Sansão. Na ocasião, João posou ao lado do "pai" da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.
A iniciativa, voltada à educação de mais de 2,5 mil meninas e meninos com deficiência. Segundo João Vitor, ao aceitar o convite, ele quis reforçar a mensagem de que, com apoio e oportunidades, todas as crianças podem alcançar grandes feitos. O goiano já deixou sua marca na história de seu estado. Ele é o primeiro aluno com Síndrome de Down a cursar Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e também o primeiro goiano a integrar o Conselho Jovem do Unicef no Brasil.
O evento foi realizado com o objetivo de garantir que, independentemente de suas necessidades, crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e inclusivo. Toda a renda proveniente do leilão será destinada a iniciativas do Unicef voltadas à garantia de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM).
Com o recurso arrecadado, será possível capacitar cerca de 675 professores, beneficiando direta e indiretamente 2.500 alunos. No Brasil, ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens com deficiência fora da escola, e muitos desafios para a permanência delas na escola, aprendendo. Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação representam apenas 3,3% das matrículas no ensino fundamental, 1,7% no ensino médio e 0,5% no ensino superior, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2019).
Trajetória
Além de suas conquistas acadêmicas e sociais, João Vitor é um influenciador digital apaixonado por viajar, dançar, namorar, ir ao cinema, explorar novos restaurantes e se manter atualizado no mundo digital. Seu perfil no Instagram, @jvdepaiva, é uma plataforma onde ele compartilha seu dia a dia e luta pela causa da Síndrome de Down, inspirando milhares de seguidores com suas histórias e conquistas.
Recentemente, João Vitor foi reconhecido como um dos vinte melhores influenciadores do Brasil em diversidade e inclusão pelo Prêmio iBest 2024, a maior premiação da internet no País. Seu trabalho em desconstruir estigmas associados à Síndrome de Down também lhe rendeu uma homenagem na Câmara Federal, consolidando sua posição como uma voz importante na luta pela inclusão e diversidade.