Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assembleia Legislativa de Goiás

Aposentadoria especial para guardas municipais é aprovada em 1º turno

Decisão contou com unanimidade na Casa | 13.08.24 - 22:28 Aposentadoria especial para guardas municipais é aprovada em 1º turno Aposentadoria especial para guardas municipais é aprovada em 1º turno. (Foto: Reprodução)

A Redação

Goiânia
- De autoria do presidente da 
Assembleia Legislativa de Goiás (Algo), deputado Bruno Peixoto (UB), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a aposentadoria especial para os guardas civis em Goiás foi aprovada, em 1º turno, nesta terça-feira (13/8). A matéria, apresentada a partir de sugestão feita pelo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), que é servidor de carreira da Guarda Civil Metropolitana da capital, contou com o assentimento unânime dos deputados.  
 
A alteração na Constituição do Estado de Goiás assegura a paridade entre as aposentadorias dos guardas municipais e das demais carreiras integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A PEC modifica os artigos 97 e 121 da Carta Estadual, que tratam da temática, para incluir a categoria nas regras já estabelecidas para agentes penitenciários, agentes socioeducativos e policiais civis e inserir as guardas municipais no rol de órgãos que exercem a segurança pública em Goiás. 
 
Na justificativa para a apresentação e defesa da aprovação da PEC, Bruno Peixoto destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF) sedimentou que as guardas municipais devidamente criadas e instituídas pelos municípios em todo o País integram o Sistema de Segurança Pública (Susp). O Supremo pacificou a questão no julgamento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF n° 995) sobre o tema.
 
A PEC foi apreciada e aprovada pelos deputados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alego, também nesta terça-feira. Policarpo, que acompanhou as discussões na Alego, disse que a emenda vai permitir que os municípios que têm guardas instituam a aposentadoria especial para a categoria.
 
Conquista
Em Goiânia, a aposentadoria especial para os servidores da GCM já foi aprovada em vigor. A apresentação da matéria foi articulada por Policarpo. "A PEC proposta pelo deputado estadual Bruno Peixoto evita a judicialização da discussão. Em Goiânia, o Tribunal de Justiça do Estado já apreciou a questão, reconhecendo a validade dos dispositivos. A emenda, portanto, evita novas judicializações, conferindo segurança jurídica para os municípios que instituírem a medida", afirmou o presidente da Câmara de Goiânia.
 
Com a aprovação da PEC, a Constituição Estadual passa a reconhecer a aposentadoria especial dos guardas civis, com tempo reduzido, assim como nas demais categorias que integram o Susp. Com isso, a idade mínima geral para a entrada na inatividade é equiparada em 55 anos, com 30 anos de tempo de contribuição para os homens e 25 anos para as mulheres.
 
O Comandante da Guarda de Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos, afirma que, com a aprovação da PEC, a garantia já passa a valer automaticamente nos outros municípios do Estado, cabendo apenas a regulamentação local. “Em Goiânia há um instituto previdenciário, os municípios terão que cada um fazer a sua legislação mediante a aprovação da legislação estadual, mas é um teto onde os municípios agora já conseguem fazer a sua legislação”, ponderou.
 
“Com 55 anos de idade, a gente já pode se aposentar. O homem com 30 anos de serviço, sendo 20 em atividade dentro das guardas civis e 10 de averbação, e 25 anos para as mulheres, sendo 15 em serviço e 10 de averbação. Antes, em Goiânia, com a legislação própria que existia, já era dessa maneira. No entanto o julgamento pelo Tribunal de Justiça disse que a legislação estadual era diferente, que as guardas não abrangiam a legislação”, completa.
 
A GCM Goiânia tem em torno de 1.000 agentes. Em Aparecida de Goiânia, são cerca de 500. A PEC deve ser votada em segundo turno nesta quarta-feira (14/8) e depois segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Leia mais 
Guarda Civil intensifica combate à violência contra mulheres em Goiânia
Guarda Civil intensifica ações de conscientização sobre perigos do cerol
Goiânia tem reforço na segurança com 345 novas câmeras de videomonitoramento

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 14.08.2024 23:25 EDSON LIMA DE CASTRO

    Parabéns aos legisladores pelo reconhecimento dos profissionais das Guardas Civis.

  • 14.08.2024 15:11 VLAMIR ALEXANDRE DE SOUZA

    Parabéns pela conquista

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351