A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou nesta terça-feira (13/8), os 101 totens de segurança instalados em pontos estratégicos do município. Os novos equipamentos já estão em pleno funcionamento e poderão ser utilizados pela população em casos de emergência. O lançamento foi realizado no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida, composta por duas salas de videomonitoramento.
Com investimento de R$ 22 milhões, os totens têm a capacidade de oferecer um ponto de contato entre a população e as forças de segurança do município. A instalação é uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Guarda Civil Municipal.
Como utilizar os novos totens de segurança
O morador que se sentir inseguro ou estiver em uma situação de emergência pode acionar o centro de monitoramento por meio do botão indicado no equipamento. Feito isso um dos agentes irá iniciar o atendimento, que pode ser realizado de forma remota, já que cada totem conta com localizador ou mandando uma viatura para o local.
Operacionalidade
Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT. Uma câmera dome permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado. O Totem conta ainda com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.
O totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados. Ele possui ainda um dispositivo antivandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.
O equipamento também possui uma tecnologia que identifica se há algum tipo de ação suspeita ou crimes ocorrendo nas proximidades do ponto em que está instalado. Os alto-falantes podem ser utilizados para transmitir mensagens educativas à população, campanhas de conscientização como Vacinação e Maio Amarelo, e alertas instantâneos em situações de emergência.
A integração entre as forças de segurança faz com que os totens possam ser utilizados em muitos outros casos. No CIT ficam concentradas equipes da GCM, Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, SMTA e outras instituições que utilizam do sistema de monitoramento e contato para prestar um auxílio imediato ou deslocar uma equipe até o local para efetuar o atendimento.
Para dar conta das novas funcionalidades e novas câmeras de monitoramento, o CIT também passou por uma ampla reforma. O local agora conta com um novo painel de exibição maior e mais completo, novos computadores e ferramentas que serão utilizadas pelos agentes de segurança.